VIMOS NO SALÃO BOSSA NOVA: NO MODA BIJU LISTAMOS AS APOSTAS DAS MARCAS PARA A NOVA ESTAÇÃO

O Salão Bossa Nova de Moda e Negócios mostrou que bijuterias e joias agregam cada vez mais charme e personalidade aos looks. As Onze expositoras do Moda Biju – realizado pela Ajorio em parceria com o Apex Brasil – e as seis do Joia Carioca trouxeram tendências e estilos para todos os gostos e caíram na graça dos visitantes.

Stand Lavish (foto: Luiz Guilherme Fernandes/ divulgação)
Stand Lavish (foto: Luiz Guilherme Fernandes/ divulgação)

Tricia Milaneze, da Lavish, estava feliz com a boa recepção do público brasileiro em sua primeira feira no país. A grife, criada pela brasileira radicada nos EUA, em 2005, apenas exportava suas peças fabricadas em São Paulo. “Nos dois primeiros dias, já cumprimos nossas metas previstas para o salão”. A empresária trouxe uma coleção de peças únicas e artesanais trançadas à mão com fio de ouro ou cobre, cristais, vidrilhos de vidro e trabalhos de patchwork e crochê. O colorido do stand atraiu vários interessados e o local ficou cheio durante boa parte do evento.

Stand Estela Geromini (foto: Luiz Guilherme Fernandes/ Divulgação)
Stand Estela Geromini (foto: Luiz Guilherme Fernandes/ Divulgação)

A grife paulista Estela Geromini, de bijuterias de luxo, levou ao evento uma coleção que homenageia mulheres que se tornaram ícones de seu tempo. As linhas Audrey, Catherine, Elis, Evita, Leila e Zuzu trazem banhos em ouro e prata com strass Swarovski, pérolas, pedras naturais em peças modernas e românticas, que abrangem todas as personalidades femininas, com muito brilho, glamour e aura mágica. Para 2014, a marca investe em peças de estanho com banho de ouro e Swarovski, que resultam em uma coloração diferenciada. É a coleção Aura, que representa os elementos da natureza.

Peças da Gio Bernardes (fotos: Luiz Guilherme/ divulgação)
Peças da Gio Bernardes (fotos: Luiz Guilherme/ divulgação)

Gio Bernardes, de Minas Gerais, investe em uma coleção de pedras em tons pastéis, como azul, rosa e amarelo bebê com peças de estanho banhadas em grafite ou ouro. Nos detalhes, se destacaram fios de strass e correntarias com cristais Swarovski e vidro murano.

Peças de Natalia Chaim (foto: Luiz Guilherme Fernandes/ divulgação)
Peças de Natalia Chaim (foto: Luiz Guilherme Fernandes/ divulgação)

Com apenas três anos, no mercado, a marca paulista Natalia Chaim foi um dos destaques da feira, conseguindo rapidamente bater a meta de vendas traçada para o evento. A coleção apresentada durante o salão foi a mesma levada para a feira parisiense Bijohrca, com uma releitura de joias clássicas e linhas barrocas ou orientais.“Nosso destaque são as pedras naturais e o fato de nossos cristais serem homologados pela Swarovski. Não usamos nada de resina e as peças são banhadas a ouro 18k. A bijuteria está cada mais mais moderna, mas ainda mantém a aparência de joia”, afirma Kati Chaim.

Peças da carioca Eneida França (foto: Luiz Guilherme Fernandes/ divulgação)
Peças da carioca Eneida França (foto: Luiz Guilherme Fernandes/ divulgação)

A carioca Eneida França também levou ao evento a mesma coleção apresentada na Bijohrca, com peças nas cores preto e branco. Couro, banho de ouro e metais naturais também se destacaram na coleção. Já a Hefestos, do Rio, desenvolveu uma linha especialmente para a feira. Os braceletes feitos de metal, tilápia e bucho pintado foram destaque na coleção, conquistando compradores internacionais. Para 2014, a marca, da designer Camilla Marcondes, aposta em peças cada vez mais coloridas, sem perder de vista os trabalho com metal, essência da marca.

A Pluma, de Teresópolis, mostrou seu portfólio de bijuterias e semijoias com pedras semi-preciosas em peças com muito metal e transparências. São peças menores, mais discretas, que podem ser usadas no dia a dia. A marca continua apostando no metal em tom rosé.

A Crystal Rio investiu em cores vivas, como rosa, laranja, amarelo, bic durante a feira. No salão, apostou no sucesso da sua nova linha de colares com pérolas e pedras como turquesas e jasper, confeccionada especialmente para o evento. Lançou também uma coleção de braceletes de metal dourado, rosé e prateado.

As criações da mineira MaraMaria (foto: Luiz Guilherme Fernandes/ divulgação)
As criações da mineira MaraMaria (foto: Luiz Guilherme Fernandes/ divulgação)

A Mineira Maramaria apresentou a nova coleção de 2014, que traz oito linhas: Florim, Heritage, Linea, Real Alcazar, Safari, Texturas, Transceder e Origine. A nova coleção traz braceletes, brincos que envolvem toda a orelha (ear cuffs), colares e outros acessórios em ouro, prata e cobre velho, sobressaindo pedrarias no tom azul Montana, misturadas com o tom ametista. As coleções abrangem do gosto clássico ao moderno.

A Aramez trouxe peças com um design diferenciado que representam a essência moderna da marca. As peças geométricas de acrílico inspiradas no art deco se misturaram aos arabescos do art noveau e ao gradil lambrequim em uma linha que traz força artística ao glamour da coleção. “Trabalhamos o inusitado em coisas comuns do nosso dia a dia”, diz a designer Gissa Bicalho. Para o verão, a coleção traz muito preto, e preto e branco e transparências.

Olendzki
O estande coletivo da AJorio,Olendzki

As empresarias do APL Joia Carioca, estande coletivo do arranjo produtivo local criado pelo Sebrae e Ajorio para desenvolver microempresárias, decidiram investir em ideias positivas. Marcas como Carol Barreto, Zoia, ArtECOletiva e Vyx Ipanema criaram peças sustentáveis como bolsas feitas com jornal, colares com embalagens de xampu, pingente de pó de madeira e brincos de cápsulas de café. “Essas coleções têm um conceito. Elas chamam as pessoas à ação, pois muito se fala e pouco se faz”, afirma Sílvia Blumberg, do ArtECOletiva. A Olendzki transformou valores como amor e família em coleções que encantam clientes de todas as idades.

Carol Barreto também esteve no estande coletivo da Ajorio (foto: Luiz Guilherme Fernandes/ divulgação)
Carol Barreto também esteve no estande coletivo da Ajorio (foto: Luiz Guilherme Fernandes/ divulgação)

 

As outras marcas do polo, Vanessa Scherer e Spariam, adicionaram glamour ao stand, com as pedras naturais e materiais nobres customizáveis de Vanessa e a homenagem à cultura mexicana na coleção Riviera Maya, de Patrícia Spariam. Esta última é conhecida por seu trabalho de prata agregada à resina, fornecendo produtos para canais de televisão e lojas de diversos locais no Brasil e exterior.

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