PENSATA: DIA INTERNACIONAL DA MULHER! VEJA QUEM SÃO AS NOSSAS “HOMENAGEADAS” NESTA DATA

291718_447885781947476_546739142_n

 

No dia 08 de março de 1857, em Nova Iorque, um fatídico caso foi o pontapé para a criação do “Dia Internacional da Mulher”.  Operárias de uma fábrica de tecidos, reivindicando por melhores condições de trabalho, fizeram uma grande greve, pedindo a redução na carga horária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, apenas 53 anos depois, em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 08 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica. Mas somente no ano de 1975, por conta de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Assim como essas operárias revolucionárias, Gabrielle Chanel, que viria mais tarde ser conhecida como Coco Chanel, foi uma estilista, feminista, que libertou as mulheres de uma de suas grandes “prisões”, o espartilho; trazendo conforto e praticidade ao guarda-roupa das mulheres. Como será que a estilista reagiria à última coleção da marca que leva seu nome? Porque Lagerfeld definitivamente decretou que Chanel pode ser usada até no supermercado!

Elsa Schiaparelli lançou mão de toda sua criatividade e do universo surrealista para levar boas doses de humor a sobriedade e rigidez que assolou as roupas na década de 1930. A belga Audrey Hepburn eternizou-se com a personagem “Holly Golightly”, a eterna “Bonequinha de Luxo” (1962), que foi indicado a cinco categorias no Oscar e ganhou duas estatuetas: melhor canção original e melhor trilha sonora.

E Miuccia Prada? Uma das importantes estilistas da atualidade herdou em 1985 a posse da marca de moda Prada. E como dizem que atrás de toda mulher, sempre tem um grande homem… A italiana é casada com Patrizio Bertelli, CEO do grupo Prada, conglomerado que incluí as marcas Miu Miu, Helmut Lang e Azzedine Allaia.

Há 40 anos, Diane Von Fürstenberg “envelopou” as mulheres e lançou mão de uma das peças mais icônicas da moda, o vestido envelope. O Wrap Dresses é tão importante na carreira dessa dama do bom gosto que ganhou até uma exposição em Los Angeles.

Pensando em linhas sóbrias e elegantes, Donna Karan, que completou 30 anos de carreira na última edição da Semana de Moda de Nova York, trouxe o minimalismo para a vida das mulheres desde os anos 80.

A “diaba” Anna Wintour, vivida no cinema por Meryl Streep, tem uma fama de cuidar da Vogue América com punhos de ferro. Será que ela “pediu emprestado” a Margareth Tatcher sua forte mão? Visto que a Primeira Ministra, interpretada também por Meryl Streep, ficou conhecida como “A Dama de Ferro”. Afinal, ambas são britânicas. Mas, se Anna fosse um homem? Será que seria julgada da mesma forma?

E a grande diva-designer-atriz-empresária Sarah Jessica Parker? Que interpretou a editora de moda da revista Vogue, Isabelle, na série Glee. Além da consagrada Carrie Bradshaw, a escritora de sucesso obcecada por moda, de Sex and The City.

Atualmente o mundo se rendeu a beleza e o talento da atriz queniana Lupita Nyong’o, que venceu o Oscar de melhor atriz coadjuvante com o filme “12 anos de escravidão”, de Steve McQueen. Uma delicadeza que lembra até a Rainha Maria Antonieta uma das grandes revolucionárias que viveu na França.

Por fim, não podia esquecer de Simone de Beauvoir, a francesa que foi uma escritora, filosofa existencialista e feminista, assim como, Virginia Woolf, que se consagrou como uma defensora dos direitos das mulheres com o livro “A Room of One’s Own”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s