CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA: H&M INVESTE EM RECICLAGEM PARA SEUS JEANS

Jaqueta de jeans reciclado H&M
Jaqueta de jeans reciclado H&M

Apesar de ser uma fast fashion, a H&M está entre as primeiras do mundo em consumo de algodão orgânico. Tentando minimizar ainda mais os impactos do meio ambiente, a marca irá lançar até o final de fevereiro de 2014 sua primeira coleção-cápsula de jeans feitos a partir de fibras recicladas. A rede sueca vem investindo em iniciativas sustentáveis desde 2011, por meio de campanhas como a Conscious Collection, que incentiva pessoas a doarem roupas que não usam mais em 53 mercados onde atua.

“Nossas iniciativas com reciclagem estão crescendo cada vez mais. Como designer, é muito importante criar peças que levam em conta as últimas tendências, mas também o desenvolvimento técnico desta área”, diz o estilista Jon Loman, que assina a linha ainda inédita.

Made in Brasil

Campanha de Inverno 2012 da TNG
Campanha de Inverno 2012 da TNG

Aqui no Brasil marcas como TNG e Levi’s desenvolveram ideias que conversam com a da H&M. A TNG lançou no Inverno 2012, no Fashion Rio, um jeans 100% reciclado, desenvolvido com PET e sobras de fios da indústria denim. Criando um um diálogo harmonioso entre esses dois mundos aparentemente antagônicos, unindo tecnologia têxtil e sustentabilidade. Na passarela, além do jeans eco-friendly, foi visto também outros tecidos ecologicamente corretos surgem em looks que traduzem esse diálogo. Dentre eles estão fibras naturais, PETs reciclados, Tencel, algodão, seda, linho e lã. Os tecidos naturais e reciclados unem-se às estampas, cores e texturas que remetem à natureza reinterpretadas através de um olhar urbano.

Já a Levi’s aposta no design sustentável, com a coleção de jeans WasteTM, que incorpora materiais de descarte pós-consumo: mais especificamente, garrafas de plástico e bandejas de alimentos recicladas. Cada produto Levi’s WasteTM inclui, pelo menos, 20% de conteúdo reciclado pós-consumo ou, em média, oito garrafas de 350 a 590 ml por jeans.

“Desde o início, temos desenvolvido nossos produtos com propósito. Adicionando valor aos materiais de descarte, esperamos mudar o que as pessoas pensam sobre reciclagem, incentivando-as a fazer mais isso,” diz James Curleigh, presidente global da marca. “Essa coleção prova que você não precisa sacrificar qualidade, conforto ou estilo para dar um novo começo ao que chegou ao fim”, finaliza.

A coleção Levi’s WasteTM utilizou mais de 3,5 milhões de garrafas recicladas nas quase 400 mil peças produzidas. Os produtos masculinos, que estarão disponíveis no mundo todo, incluem o jeans Levi’s 511TM Skinny, um novo e moderno jeans Levi’s 504 Straight Fit e a icônica Trucker jacket da Levi’s. Para as mulheres, o jeans Levi’s Boyfriend Skinny em um fit progressivo estará disponível nos EUA e na Europa.

Por intermédio de parceiros da companhia, materiais feitos de plástico PET – incluindo garrafas marrons de cerveja, garrafas verdes de refrigerantes, garrafas transparentes de água e bandejas de alimento pretas – são coletadas através de programas municipais de reciclagem em vários locais nos Estados Unidos.

As garrafas e bandejas de alimentos são ordenadas por cor, comprimidas em flocos e transformadas em fibra de poliéster. Em seguida, a fibra de poliéster é misturada com fibra de algodão, que é finalmente entrelaçada com fio de algodão tradicional pela Cone Denim para criar o denim usado nos jeans e trucker jackets Levi’s WasteTM. A cor das garrafas usadas adiciona um tom suave ao tecido denim, criando um acabamento exclusivo no produto final.

A nova coleção WasteTM é apenas o mais recente capítulo dentro do comprometimento da companhia em fazer mais com menos. Em 2009, a Levi Strauss & Co. apresentou a “Etiqueta de Cuidados para o Nosso Planeta”, uma iniciativa para educar os consumidores sobre como lavar suas roupas com menos impacto ambiental; ela também os encoraja a doar seus jeans usados para instituições de caridade ao invés de jogá-los fora.

Essa iniciativa foi seguida pelo desenvolvimento do WaterTM, uma técnica de acabamento revolucionária desenvolvida para reduzir o uso de água no processo de acabamento em até 96%. Neste ano, a coleção Levi’s WaterTM economizou mais de 360 milhões de litros de água.

Além disso, a companhia é membro da Better Cotton Initiative, que reduz o uso de água e pesticidas durante o processo de cultivo do algodão, e que apoia economicamente centenas de milhares de fazendeiros produtores de algodão. Até hoje, a LS&Co. misturou o Melhor Algodão (Better Cotton) em mais de cinco milhões de jeans.

Imagem da campanha da Levi's de design sustentável
Imagem da campanha da Levi’s de design sustentável

fotos: divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s