SURREALISMO APORTA NO RIO DE JANEIRO: O VERÃO TÁ AI, OS PREÇOS ABUSIVOS TAMBÉM. CARIOCAS SE REVOLTAM COM OS ALTOS VALORES E BOTARAM A BOCA NO TROMBONE…

As notas de Surreais
As notas de Surreais

Um “Ti ti ti” vem tomando de assalto as redes socias, os preços abusivos cobrados no Rio de Janeiro por conta da “Alta Temporada”.  Com a chegada da instituição máxima do carioca, as temperaturas aumentam e os preços também. Nas praias ou nos hotéis passando por bares e restaurantes parecem que os comerciantes estão de olhos nos bolsos dos turistas nacionais e internacionais, e até mesmo dos cariocas… Surreal!

Uma das denúncias na Praia de Ipanema
Uma das denúncias na Praia de Ipanema

O surrealismo foi um movimento artístico e literário nascido em Paris na década de 1920, inserido no contexto das vanguardas que viriam a definir o modernismo no período entre as duas Grandes Guerras Mundiais. Reúne artistas anteriormente ligados ao Dadaísmo ganhando dimensão mundial. Fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas do psicólogo Sigmund Freud, o surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa.

Um dos grandes nomes desse movimento foi Salvador Dalí, um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista. O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica.

Com todo o seu bom humor típico que assola a cidade, o Rio de Janeiro ganharia uma nova moeda, os Surreais, que teve a arte criada por Patrícia Kalil, inspirada numa ideia do webdesigner Toinho Castro, como uma forma de protesto, usando o pinto como grande muso dessa ação.

O cartão Surreal
O cartão Surreal

Internautas se moveram e iniciaram uma avalanche compartilhando locais que estão com preços “Surreais” pedindo as pessoas que boicotem esses espaços. A fan page Rio Surreal foi criada hoje, dia 17 de janeiro, e já passa das 28 mil curtidas e os números de adeptos crescem a cada vez que apertamos o “F5”. Na página os criadores destacam absurdos nas praias, restaurantes e até numa festa que cobra R$ 360 reais de entrada, o mesmo valor de uma passagem aérea. As “denuncias” são feitas de maneira colaborativa, qualquer um pode mandar uma foto.

Preocupada com a pratica de preços abusivos durante a Copa do Mundo, a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça quer que os hotéis das 12 cidades-sede do Mundial deem transparência aos seus preços e publiquem na Internet os valores das diárias que serão cobradas nesse período.

A secretaria quer que os hotéis coloquem nas suas páginas na Internet os preços praticados durante Carnaval e Réveillon para se tornarem parâmetros de referência de preços aos consumidores. Mas, a Associação Brasileira de Indústria de Hotéis do RJ acha que é inviável. Segundo a vice presidente da ABIH-RJ, Sonia Chami é inviável atender a esse pedido, mas, como solução pretendem enviar os dados para que a secretaria possa conferir os preços.

Para ajudar nós cariocas e os turistas a fugir desses “assaltos” uma boa pedida é acessar a página RJ Honesto e ficar por dentro de dicas boas e baratas, como todo mundo gosta.

Uma outra denúncia no Boteco Belmonte
Uma outra denúncia no Boteco Belmonte

1 comentário Adicione o seu

  1. edson disse:

    ESQUECERAM DE MENCIONAR O ABSURDO COBRADO PELO ITD NO ESTADO DO RIO, ELES JOGAM O VALOR DOS IMÓVEIS LÁ NO TETO PARA COBRAR UMA FORTUNA E SEM DIREITO DE DEFESA, ALEGAM QUE É LEI E QUE TEM QUE SER PAGO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s