NA ESTANTE: LIVRO “BÍBLIA” DA FOTOGRAFIA FAZ UMA FASCINANTES VIAGEM PELO MUNDO DOS CLIQUES

112238216SZ

Falando ainda de fotografia, resolvemos completar a nossa “coleção” e comprar o livro “Tudo Sobre Fotografia”, de Juliet Hacking e David Campany. Lembrando que ainda existe “Tudo Sobre Arte” e “Tudo Sobre Cinema”, ambos da editora Sextante.

A publicação, que poderia ser a “bíblia” da fotografia convida o leitor a embarcar em uma viagem inesquecível pelas fotografias mais icônicas da história – imagens inovadoras que se tornaram um divisor de águas na maneira como nos enxergamos e percebemos o mundo à nossa volta. Organizado em ordem cronológica e escrito por uma experiente equipe de críticos especializados, este guia traça um panorama da evolução fotográfica, com seus estilos e movimentos mais importantes.

A humanidade sempre tentou reproduzir aquilo que via em imagens que pudessem ser compartilhadas com outras pessoas. Por muitos séculos, coube aos artistas selecionar temas e registrá-los usando carvão, tinta e outros materiais. Porém, em 1839, um meio de expressão novo – e, em muitos aspectos, mais instantâneo – surgiu: a fotografia. No início, o processo era complexo e demorado, mas logo evoluiu para se tornar o modo de capturar o mundo literalmente num piscar de olhos.

Numa época em que bilhões de fotos são tiradas por ano, alguns artistas têm um talento especial para imortalizar nas imagens captadas o cotidiano da sociedade ou as maravilhas da natureza. São cronistas de uma época, e suas lentes sabem iluminar as cenas registradas com discrição, sensibilidade e ternura. Seu olhar é testemunha do tempo que passa e dos acontecimentos que fazem a história, mas, também atento em apreender o momento fugidio, os detalhes, as verdades passageiras. As fotografias produzidas se tornam inesquecíveis justamente por terem o poder de expressar um fato ocorrido ou de transmitir emoção e dinamismo em uma imagem estática. Elas rompem a barreira do tempo e do espaço, sendo admiradas até hoje no mundo inteiro.

Essa “bíblia” da fotografia é uma celebração das mais belas e inspiradoras imagens obtidas por esse meio de expressão, cujo nome significa “desenhar com a luz”. O livro traça um panorama da fotografia, inserindo-a no contexto dos desdobramentos socioculturais ocorridos desde o seu surgimento. Organizado cronologicamente, ele acompanha a rápida evolução do estilo fotográfico, período a período e movimento a movimento. Ensaios analisam cada gênero, desde os primeiros retratos até as montagens manipuladas digitalmente e os trabalhos conceituais contemporâneos. As ideias e as obras dos principais fotógrafos são examinadas, no intuito de revelar o que os motivou, quem os influenciou e o que cada um deles buscava alcançar.

O livro traz também análises aprofundadas de obras fundamentais de cada período. Pontos focais destacam aspectos como o uso da cor e das metáforas visuais, as peculiaridades da composição e as inovações técnicas, o que ajuda a compreender o significado pleno de cada obra. Você poderá apreciar os pequenos, porém reveladores detalhes dos retratos sociais, a beleza dura e geométrica das paisagens urbanas, o viés erótico por trás dos nus e o humor, a revolta ou o poder emotivo das obras conceituais.

Fotos: divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s