ARTE: MESTRE DA ARTE CINÉTICA FICA EM CARTAZ NA CASA DAROS COM 30 OBRAS ATÉ FEVEREIRO

Este slideshow necessita de JavaScript.

Até 23 de fevereiro, 30 obras do artista Julio Le Parc estão em cartaz na Casa Daros, em Botafogo. Luz é o principal elemento das peças que esse pioneiro da arte cinética. Os itens da exposição Le Parc Lumière – Obrascinéticas de Julio Le Parc, foram feitos na década de 1960 e impressionam pelos mecanismos usados pelo artista já naquela época.

Com curadoria de Hans-Michael Herzog, diretor artístico e curador da Coleção Daros Latinamerica, e Käthe Walser, curadora técnica da instituição, a mostra é a segunda a ocupar o casarão em Botafogo (a primeira foi “Cantos Cuentos Colombianos”).

Em um processo minucioso, que contou com a participação do artista, 30 emblemáticas instalações luminosas e mais quatro maquetes que revelam os mecanismos criados por ele foram restaurados e estão expostos. A maior parte das peças da exposição foi criada nos anos 1960. Todas formam “uma grande sinfonia de luz em movimento”, diz o curador da coleção.

A exposição de Le Parc é acompanhada por um livro de 256 páginas, fartamente ilustrado, produzido pela Coleção Daros Latinamerica, em Zurique. A publicação traz os textos e manifestos históricos de Julio Le Parc; texto sobre o Groupe de Recherche d’Art Visuel (GRAV, Grupo de Pesquisa da Arte Visual), escrito por Alexander Alberro (historiador da arte, autor de diversos livros e professor do Barnard College, da Universidade de Columbia, Nova York); texto de Bettina Kaufmann, curadora suíça, e Käthe Walser sobre a obra “Lumière sur ressort”, de 1964; e o depoimento de Käthe Walser sobre o processo de restauro das instalações.

Nascido em Mendoza, Argentina, em 1928, Julio e hoje vive e produz em Paris. As obras ficam em fluxo constante, eliminando a possibilidade de pontos de vista fixos e mostram como o artista rompeu com a convenção artística, rejeitando imagens estáticas em favor de um dinamismo que prende a atenção do espectador, tornando-o parte integral da obra.

Serviço:

Le Parc Lumière – Obras cinéticas de Julio Le Parc

Casa Daros – Rua General Severiano, 159, Botafogo | Tel: 2138-0850

Até 23 de fevereiro de 2014 – Qua a Sab, 11h às  19h – Domingos e feriados, 11h às 18h Ingresso: R$6 (meia) R$12 (inteira) – Entrada gratuita às quartas-feiras

www.casadaros.net

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s