PENSATA: SOBRE O VERÃO, ENCHENTES, ESPORTES AQUÁTICOS, MODA PRAIA E SÃO PEDRO

Este slideshow necessita de JavaScript.

Extra, Extra, Extra… Rio de Janeiro vira manchete no mundo não como país sede da Copa do Mundo e muito menos como Cidade Maravilhosa, e sim como a nova Veneza, ou seria Atlântida?

Bem vindo o verão… Dia 21 de dezembro começa oficialmente a estação mais aguardada no hemisfério sul. E tem Toplessaço na Praia de Ipanema hoje, minha gente. E com ele temos uma imensidão de calor e chuvas, pelo menos aqui no Rio de Janeiro… E até as “Águas de Março”.  Segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro, o temporal que atingiu cidade nas últimas semanas alagou ruas, isolou moradores, provocou saques e colocou a capital em alerta para risco de deslizamentos. Mais de 2 mil famílias estão desalojadas no estado. Duas pessoas morreram.

O mau tempo fechou aeroportos, paralisou linhas de trens e do metrô e prejudicou o trânsito. O balanço divulgado pela Defesa Civil do Município informa que 200 pessoas ficaram desalojadas na capital e outras 50 ficaram desabrigadas. Esses números não estão contabilizados no balanço estadual. Nova Iguaçu e Japeri, na Baixada Fluminense, decretaram estado de calamidade pública. Também foram atingidos os municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, São Gonçalo e São João de Meriti.

Segundo o jornal O Globo, em matéria divulgada no dia 18 de dezembro, “A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta quarta-feira, em discussão única, os projetos de lei complementar 34/13 e o projeto de lei 2.683/13, que tratam do auxílio moradia Ministério Público e do Tribunal de Justiça do estado. Em ambos os casos, o benefício será de até 18% do subsídio dos ministros do Supremo Tribunal Federal, podendo atingir até R$ 4,7 mil para cada magistrado, promotor e procurador”… Enquanto isso o Governo do Estado paga 400 reais de aluguel social para as vítimas das torrenciais chuvas… Justiça para quem??? E as famílias do Morro do Bumba, hein? E as da Região Serrana? Até o balneário preferido de Brigitte Bardot, foi consumido pelas águas da chuva. Búzios ficou um caos!

O Prefeito Eduardo Paes disse em entrevista a Band News FM, que só ficaram alagadas as regiões onde tradicionalmente alagam? (Pergunta: Por que ele não fez nada para resolver isso?) Assim como, tradicionalmente a cada verão a população perde tudo o que conquista com muito suor… Parece até a música do Zé Ramalho, Admirável Gado Novo “Eh, ôô, vida de gado; Povo marcado, ê; Povo feliz…”. Mas, nessa cidade onde parece que nossos direitos são anulados, só vale cantar “Não senhor, Sim senhor, Não senhor, Sim senhor…”, como em Admirável Chip Novo, da roqueira Pitty. Não esqueçam: como presente de Ano Novo a passagem dos ônibus no Rio sobem para R$ 3,05.

E a Via Binário que foi inaugurada recentemente, virou um rio? O Prefeito, ainda para a Band News FM, disse que houve um erro de engenharia. Oi? Se não me engano, quando o Maracanã entrou em obras, foi divulgado que o estádio teria um sistema de armazenamento e escoamento de água. Kedê? E os piscinões da Praça da Bandeira? E o canal da Presidente Vargas que transformou o Centro do Rio numa verdadeira sopa… Nojento! Enquanto isso Sérgio Cabral continua nas suas idas e vindas no helicóptero do governo.

Você sabia que desde 1565, no Rio de Janeiro, caem chuvas de poucas horas que equivalem a um mês inteiro? Então, convenhamos que o problema não é de ontem, né? Em algum momento parece até que a cidade foi alugada para um grande estúdio de Hollywood. Pois, poderia estar em “2012”, “O Dia Depois de Amanhã”, “Armagedon”, “Impacto Profundo”… Ou até numa versão contemporânea da novela de Dias Gomes, “O Fim do Mundo” (1996), que será reprisada no canal Viva em janeiro de 2014.

Será que nossa vocação para os esportes aquáticos vem daí? Vide os ídolos Gustavo Borges, Xuxa, César Cielo na natação; ou no nado sincronizado; polo aquático, remo, vela, saltos ornamentais… E o nosso grande destaque para a moda praia? Não sei se vocês sabem, mas, o biquíni, surgiu no Atol de Bikini, no Pacífico, em 5 de julho de 1946. A invenção foi comparada a uma um explosão atômica, pretendia-se propor que uma mulher de biquíni provocava, na época, o mesmo efeito de uma “bomba atômica”.

Será que Adriana Degreas, Amir Slama, Cidinho (Bumbum de Ipanema), Benny Rosset (Cia Maritima), Isabela Frugiuele, Carla Franco e Isabel Fioravanti (Triya), Jacqueline De Biase (Salinas), Lenny Niemeyer, Liana Thomaz (Água de Coco), Paola Robba, Sharon e Thomaz Azulay (Blue Man)… Nossos grandes nomes da moda praia conhecem o atol? Olha uma ideia de pauta aí!

E que São Pedro tenha pena de nós e abra poucas vezes as portas do Céu. Ou teremos que adicionar galochas, capas e botes em nossos looks de chuvas. Quem arrisca? E nos dias que o Astro Rei der sua graça, curta muito a nossa instituição máxima, o verão! Vale até pegar um espumante gelado e aplaudir o pôr-do-sol.

Veja outras charges do Roberto Netto aqui – http://cartunistanetto.blogspot.com.br

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s