REFLETINDO SOBRE RONALDO FRAGA: UM SONHO DE MUITAS HISTÓRIAS…

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É sempre um prazer entrar numa sala de aula e ver um rosto conhecido, ainda mais quando é sua professora e essa se chama Iesa Rodrigues; um dos melhores textos do jornalismo de moda, no Brasil. Durante minhas aulas na Pós em Marketing de Moda, na ESPM, tive o prazer de mais uma vez aprender com essa grã-mestra, que nos pediu um texto com o tema “Um sonho de consumo de moda”… E eu resolvi refletir, claro, sobre o meu ídolo, o estilista Ronaldo Fraga! Leia abaixo…

“Quando a moda faz parte do seu dia a dia, todo o encantamento do mercado se perde por conta do trabalho, assim como, a maioria dos nossos desejos de moda. Usamos as peças muito mais por uma questão de necessidade do que de por ostentação. Muitas vezes até anulamos no vestir as apostas da estação. Mas, confesso que fiquei dias pensando, quais poderiam ser meus desejos de consumo – Um baú Vuitton? Uma mochila Marc Jacobs? Um sneaker de veludo alemão do Margiela? Nada disso!

Um croqui assinado pelo estilista Ronaldo Fraga, por exemplo, seria um grande desejo. Sim, eu confesso que sou fã desse mineiro, que tem um cheiro brasileiro! Ele me lembra a carnavalesca Rosa Magalhães, pois, ambos adoram “inventar histórias” para mostrar sua “arte” ao público.

Com Ronaldo eu já ri vendo a coleção “Eu amo Coração de Galinha”; já chorei ao ver “Ruth e Salomão” e “Quem Matou Zuzu Angel”; já quis pular na piscina de bolinhas em “A Festa No Céu”; cantei bem alto com a homenagem a Lupcínio Rodrigues, no desfile “Quantas Noites Não Durmo”; e até carregar o manequim quando a estrutura mecânica que apresentava a coleção “Corpo Crú” quebrou, eu quis; e movimentar as marionetes gigantes que faziam parte da cenografia de “Tudo é Risco de Giz”; sambei ao som de Noel Rosa, em “O Cronista do Brasil” e até fiz o ‘treme’ durante o desfile “Turista Aprendiz na Terra do Grão Pará”… Nomes sempre poéticos!

Poesia essa que perpassa suas histórias, pois, esse criador traz todo o cuidado de confecção, tradicional de Minas Gerais, para as suas peças. Essa atmosfera é possível encontrar também nas lojas do estilista que trazem o espírito de cada coleção.

Voltando ao meu desejo de moda, eu queria era mesmo ter um look completo de Ronaldo Fraga para usar uma vez por ano, no meu aniversário. Pois, creio que seria bom ver o tempo passar com roupas que trazem pedacinhos de histórias em cada parte de sua construção.

Ronaldo Fraga é um dos grandes nomes da moda brasileira, mas, ainda falta um trabalho de marketing forte para divulgar esse DNA Brasil, um trabalho tão característico do criador, que ainda preza pela originalidade e valorização do que é nosso. Um forte plano de comunicação que poderia levar este grande estilo para as passarelas do mundo. Um marketing mais pesado e que explore as histórias que o estilista cria para desenvolver suas coleções.

Entendo que a marca propõe um trabalho mais exclusivo, mas, uma estratégia mais agressiva seria ótimo para levar o nome e a filosofia desse Dalí da moda, para o Brasil inteiro e até para o mundo, visto que as criações do estilista têm uma cara de design brasileiro, sem parecer um manto folclórico.

Ronaldo tem forte ligação com o mundo das artes, então poderia fazer intervenções em praças públicas pelo Brasil, seja no mobiliário urbano, ou em instalações em locais públicos. Raramente é visto algum tipo de mídia da marca – anúncios em jornais, revistas, sites… Que quase sempre é feito pelas empresas que têm seus licenciamentos – Tok & Stok, Chilli Beans.

Um trabalho de marca no sentido comercial deveria ser feito, com ações de trade marketing, mostrando aos consumidores o valor que as criações carregam – o tipo de material, como foram desenvolvidas. Seria interessante até investir tags nas peças que contem a história da coleção desenvolvida, inserindo o consumidor nesse universo ‘quase’ particular.

Uma outra ação seria o estilista desenvolver uma segunda linha composta por peças mais básicos, ou uma linha de camisetas – femininas, masculinas e infantis – para ganhar mais popularidade e aproximação com o público, atraindo até consumidores em potencial. O que parece é que a marca tem um público muito fiel e que guardam cada itens como troféus, visto a sua preciosidade.

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