PERFUME: PACO RABANNE LANÇA INVICTUS, A SUA NOVA FRAGRÂNCIA PARA HOMENS

Invictus_Perfume_advertizing_Nick_Youngquest-thumb-600x702-7540

Toda vez que passa o comercia da nova fragrância Invictus, de Paco Rabanne, que em latim significa “invencível”, representa o poder, o dinamismo e a energia… Ficamos pensando nessa construção e representação, ainda mais, porque o frasco foi desenvolvido na forma de um troféu.

invictus-by-paco-rabanne-01

Em “A Dominação Masculina”, Pierre Bourdieu estabelece a dominação de gênero no centro da economia das trocas simbólicas. O corpo é, portanto, o lugar onde se inscrevem as disputas pelo poder, é nele que o nosso capital cultural está inscrito, é ele a nossa primeira forma de identificação desde que nascemos – somos homens ou mulheres. Por conseguinte, o nosso sexo define se seremos dominados ou dominadores. O corpo é a materialização da dominação, é o “locus” do exercício do poder por excelência.

O Invictus oferece status, sonho, um escape – mas de um modo distinto: é menos materialista, mais sobre o “eu”. Palavras como vencedor, vitória, campeão, foram largamente exploradas para criar a atmosfera da perfumaria da maison, que revolucionou também no modo como construiu o aroma de Invictus: Véronique Nyberg preteriu a tradicional pirâmide olfativa a favor de uma entidade bicéfala, opondo notas contrastante num perfume amadeirado fresco, comentou a perfumista no comunicado a imprensa, e completa “A fragrância abre com uva fresca e um acordo de marinha que levam ao coração da folha de louro aromático e jasmim hediona e uma base amadeirada de madeira de guaiac, patchouli, musgo de carvalho e âmbar”.

Hoje, o sonho de todos os homens é a vitória. Ser campeão. A fantasia é ser o vencedor. O homem que é invejado. O homem que todos os outros querem ser. Um homem que é desejado por todas as mulheres. Mario Queiroz em seu livro “O Herói Mascarado” cita Juanito de Souza Brandão ao comprar o homem com o leão. “Poderoso e soberano, símbolo solar e extremamente luminoso, “O Rei dos Animais”, possui em alto grau as qualidades como encarnação do poder, sabedoria e justiça”.

O homem – que representa todos os heróis de Invictus – é Nick Youngquest; louro, alto, de olhos azuis, o estereótipo nunca fez tanto sentido como com este jogador de rugby australiano: “Nós não queríamos um ator ou modelo”, diz a marca. Porque a ideia era transmitir esta emoção genuína de vitória, cujo título do perfume pretende também veicular. Daí o nome Invictus, escolhido pela sua poderosa masculinidade e identidade latina. “O Nick sabe o que é ser um campeão na versão literal da palavra, e isso era muito importante para nós. (…) Queríamos um atleta autêntico.”

Este slideshow necessita de JavaScript.

O colírio poderia muito bem ser confundido ou até comprado com ao übersexual, David Beckham, que se consagrou em diferentes campanhas como o grande herói tanto para as mulheres que suspiram com esse deus grego, assim como para os homens que o tem como um modelo a ser seguido.

O lançamento do perfume foi aliado um reality show com desafios esportivos no qual sete atletas de todo o mundo competiram entre si para ultrapassar não só os outros, mas também barreiras pessoais. O Invictus Award foi lançado no Youtube da marca, e os concorrentes foram Ricardo Carpentieri (jiu-jitsu, Brasil), Markus Zierke (vela, Alemanha), Manel Terraza (hockey, Espanha), Michel Gurfi (futebol, Argentina), Maxime Bussiere (natação, França), Duncan Macrae (maratona, Inglaterra) e Antonio Sangiorgi (Waterpolo, Itália)… Ambos tiveram Nick Youngquest como mentor… E o campeão foi o brasileiro, que recebeu 50 mil euros, e será a estrela do calendário Invictus, em 2015, pois, em 2014, quem estrela é o próprio Nick.

O cheiro de Beckham

David-Beckham-New-Classic-Fragrance

David Beckham continua investindo na linha de produtos que leva o seu nome, e a novidade é o perfume: “David Beckham Classic”. O jogador disse que a fragrância, Classic, é uma expressão de seu estilo: moderno, elegante, masculino. “Acho que todo mundo vai gostar também”, e completa “eu a uso em algumas ocasiões, como a maioria dos homens: depois de treinar, depois do banho, quando vou sair a noite”. Nas imagens do comercial, Beckham tira a roupa e exibe seu tanquinho para a câmera. Quando questionado se ele se acha bonitão, o jogador é modesto. “Não, de verdade, mas eu gosto de pensar que eu tenho meu estilo próprio, distinto, o que reflete a pessoa que eu sou”, disse o atleta em comunicado à imprensa.

Homenagem ao Invencível

Invictus é o título de um filme que fez muito sucesso em 2009, na categoria drama biográfico e esportes, dirigido por Clint Eastwood, estrelado por Morgan Freeman e Matt Damon. A história é baseada no livro de John Carl “Conquistando o Inimigo” (em inglês: in Playing the Enemy: Nelson Mandela) e o jogo que fez uma Nação sobre os eventos na África do Sul antes e durante a Copa do Mundo de Rugby de 1995, organizada no país após o desmantelamento do apartheid. Freeman e Damon são, respectivamente, o presidente sul-africano Nelson Mandela e François Pienaar, o capitão da equipe de rugby sul africano sindicato dos Springboks. Invictus foi lançado nos Estados Unidos em 11 de dezembro de 2009. O título Invictus pode ser traduzido do latim como “invictos” ou “invicto”, e é o título de um poema de poeta inglês William Ernest Henley (1849-1903). O filme foi recebido com críticas positivas e opiniões, com louvor para apresentações tanto para Freeman e Damon: interpretação de Morgan Freeman como Nelson Mandela foi nomeado para um Oscar de Melhor Ator e Matt Damon foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

invictus

Fotos: divulgação/ reprodução

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s