INDÚSTRIA CRIATIVA: O CLUSTER COMPLETA UM ANO MISTURANDO MODA, MÚSICA, GASTRONOMIA E ARTES… E AINDA TEM FILA DE ESPERA!

1451324_553947421364779_37434239_n

Chegou a hora de apagar a velinha e cantar aquela musiquinha… É que O Cluster, projeto cool e artsy do Rio de Janeiro, que tem uma linda casa, o Solar das Palmeiras, em Botafogo. O dicionário diz que “Um ‘cluster’, no mundo da indústria, é uma concentração de empresas que se comunicam por possuírem características semelhantes e coabitarem no mesmo local. Elas colaboram entre si e, assim, se tornam mais eficientes.”

As mães d’O Cluster Carolina Herszenhut e Camila Félix, donas da marca Branchée, resolveram criar o evento pensando na dificuldade de divulgar, canalizar e viabilizar um negócio sozinha, e via muitos amigos na mesma situação, ou seja, produzindo coisas muito bacanas e sem lugar para expor, vender, divulgar etc. “Conheço muita gente boa, todo muito ficava falando, ‘Carol, vamos ter nosso próprio evento, você TEM que fazer isso!’, então passei uns 2 meses pensando e pesquisando como fazer, quais os formatos de eventos que existiam no Rio e o que faltava aqui, pois, não queria ter mais um evento de moda, queria algo que de fato chamasse atenção das pessoas, onde as pessoas se sentissem à vontade para ir, comprar ou não, mas que se tornasse uma referência de novidades no Rio”, conta Carolina.

O evento vai muito além da feira, se tornou um espaço de convivência. “O Cluster tem o objetivo de impulsionar a indústria criativa carioca, abrindo espaço para novas marcas e artistas. Adorei o projeto e embarquei de cabeça. Logo depois surgiu a ideia de ampliar as oportunidades para a gastronomia, abrindo espaço também para os novos chefs do Rio”, completa Carol.

Atualmente são 60 marcas já contempladas, e outras 200 na espera; 20 artistas, entre novos e renomados, e 10 chefs. Esses números só provam que o mercado está aberto a receber novas ideias “Acreditamos de fato em tudo que dizemos sobre O Cluster, então ver o evento como um local de divulgação de agentes da indústria criativa, é maravilhoso. É como se todos acreditassem na nossa proposta”, conta feliz Carol.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A dupla acredita que o diferencial do evento é a maneira como elas conduzem todo o processo. “Não somos uma ‘empresa de eventos’ somos, duas pessoas afim de oferecer espaço para canalizar o que de criativo está sendo produzido no Rio de Janeiro. E isso se dá na maneira como recebemos em nosso evento, do qual todos se sentem em casa, como se fosse uma festa de amigos”, disse Carol, e completa… “Um exemplo disso foi a nossa edição de aniversário que contou com muitos amigos na produção e com um bolo de aniversario do evento que cantamos parabéns para todos nos que produzimos isso ao longo desse ano.”

Camila acredita que um ponto positivo para dessa tarde de amigos é a curadoria que fazem dos que estarão envolvidos, “é um evento pequeno, escolhemos apenas o que realmente é novo e bacana”. Além do mercado de moda, acontecem exposições de novos artistas ao lado de live paintings de grafiteiros que se destacam na cidade. O espaço gastronômico também é um diferencial, já que novos chefs vendem seus pratos a preços até 20 reais.

Para as próximas edições do evento, as meninas dizem que trarão muitas novidades, como conta Carol “A próxima data será em janeiro, pela primeira vez vamos fazer uma edição em pleno verão carioca, o que para nós é um desafio, pois concorrer com a praia é bem complicado. Então no verão, faremos uma edição que será: ‘Samba, Sol e Cerveja’ onde as pessoas irão encontrar tudo que rola no verão carioca. Como uma praia indoor.E o resto é surpresa”.

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s