COMEÇA AMANHÃ: CIRCUITO DE MODA E ARTE LEVA EXTENSA PROGRAMAÇÃO AO CCBB SP

capa_site-011

Enquanto o CCBB RJ abriu suas portas para receber a exposição “Obsessão Infinita”, de Yayoi Kusama, o CCBB SP recebe o Circuito de Moda e Arte, entre os dias 16 de outubro e 03 de novembro, já pensando na ocupação cultura que cerca a capital paulista durante a SPFW. Com uma programação renovada e ampliada, repleta de atrações gratuitas e a preços populares. Idealizado por Fernando Zelman e Danilo Blanco, da Galeria Central, com o patrocínio do Banco do Brasil.

A 8ª edição do Circuito de Moda e Arte abre com a Mostra Cinema de Moda no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-SP), que será complementada com palestras e debates, contando com a participação de especialistas de renome de diversos segmentos da nossa cultura. O evento contará ainda com exposições, performances e oficinas criativas em diversos pontos da cidade.

Na Mostra Cinema de Moda serão exibidos 15 títulos, em 35 sessões, entre longa metragem e documentários, em película de 35mm e DVDs, que retratam os figurinos do cinema de diferentes épocas, a história, os bastidores e a cultura da moda. Na programação, destaques para “A Doce Vida” (de Federico Fellini), “Juventude Transviada” (com James Dean), “Entre a Loura e a Morena” (estrelado por Carmem Miranda) e dois filmes inspirados na vida da estilista Coco Chanel. O ingresso terá preços populares de R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia entrada).

Já a relação de documentários inclui “Sneakers – Entrando de sola na cultura urbana”, que conta a paixão por tênis, e “Top Models – Um conto de fadas brasileiro”, de Ricardo Luiz, sobre a trajetória de 24 top models brasileiras que se destacaram nas passarelas da São Paulo Fashion Week e nos desfiles de Paris, Londres, Milão e Nova Iorque.

Antes de cada sessão será apresentado um vídeo, de cerca de três minutos, onde o curador da mostra, Fernando Zelman, aborda os títulos selecionados, seguido de curiosidades e comentários técnicos do crítico de cinema Christian Petermann e “dicas” de moda relacionadas aos filmes, pela consultora Titta Aguiar.

O público também poderá participar de quatro palestras sobre a cultura da moda em diferentes facetas, que inclui a emissão de certificados. Serão abordados nestes encontros temas como a moda plus size, com a carioca Sylvia Broine do projeto Moda para Todos; cinema e moda, com o critico de cinema Christian Petermann; a história dos tecidos, com a jornalista Dinah Bueno Pezzolo e os direitos no mercado de moda, em parceria com a OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil, de São Paulo). Durante os debates ocorrerão ainda sorteios diversos de brindes para a plateia.

“Ao promovermos o Circuito de Moda e Arte, no CCBB-SP, estamos certos de contribuir para a ampliação do debate em torno da cultura de moda, através de uma programação diversificada e acessível”, afirma o artista plástico Danilo Blanco, um dos diretores da Galeria Central, responsável pela direção de arte e educativo desta edição.

Para Fernando Zelman, também diretor da Galeria Central e idealizador do evento, o Circuito, de Moda e Arte tem sido um importante marco na consolidação da moda nacional, com proposta de promover políticas públicas e a democratização do conhecimento. Zelman ressalta que o evento é um dos projetos pioneiros realizados com apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, de incentivo à cultura.

Veja a programação completa no site do evento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s