RIP: MORRE GABRIELA LEITE, FUNDADORA DA DASPU E DA ONG DAVIDA

gabriela-leite

Morreu aos 62 anos a ativista Gabriela Leite, na noite da última quinta-feira (10 de outubro), no Rio de Janeiro. Líder do movimento de prostitutas, Gabriela criou a marca Daspu, a ONG Davida e a Rede Brasileira de Prostitutas. A ativista passava por quimioterapia para tratamento de um câncer de pulmão e havia sido internada na quarta-feira (9) com complicações.

Ex-prostituta, Gabriela se tornou reconhecida no país por lutar pela regulamentação da atividades dos profissionais de sexo. Em 2009, escreveu sua história no livro “Filha, mãe, avó e puta” que depois virou uma peça teatral, e também foi candidata a deputada federal pelo PV no ano seguinte.

A grife Daspu, que lançou sete coleções durante sua existência entre 2005 a 2009, era pertencente à ONG Davida que estava ligada a questões de cidadania das prostituitas e buscava iniciativas visando a organização da categoria. O nome Daspu surgiu como uma brincadeira com a grife Daslu. Um dos ícones da Daspu, foram as T-shirts que traziam mensagens irônicas e bem-humoradas sobre cidadania, liberdade, sexualidade e prevenção de DST e AIDS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s