FESTA: PARA COMEMORAR 24 ANOS DE EXISTÊNCIA, CCBB ABRE EXPOSIÇÃO COM A ARTISTA PLÁSTICA JAPONESA, YAYOI KUSAMA QUE LANÇOU COLEÇÃO PARA LOUIS VUITTON.

Conhecida por sua fixação por bolas e cores Yayoi Kusama, vem ao Brasil para exposição em comemoração aos 24 anos do CCBB.
Conhecida por sua fixação por bolas e cores Yayoi Kusama, vem ao Brasil para exposição em comemoração aos 24 anos do CCBB.

A Artista plástica Yayoi Kusama usa além do pontilhismo (uma arte que vem do impressionismo é uma técnica que consiste da criação de ilusão de ótica onde através de pequenos pontinhos de cor bem juntinhos forma-se imagens que de longe fica parecendo que é uma coisa só), várias outras técnicas para expor a sua arte. Arte essa que provém segundo ela, de sua doença mental, esquizofrenia, que a deixa inquieta e essa inquietude a fez desbranhar-se pelo mundo das artes em forma de esculturas, pinturas, desenhos, poesias, literatura entre diversas outras. Enredando pelo minimalista surrealismo e impressionismo Kusama transforma tudo ao seu redor em um grande conjunto de pontos e bolas.

yk7

Sua doença agravada pelo TOC a fez ficar fixada em bolinhas e pontinhos sua marca registrada não só em suas criações mas em suas roupas. Segundo ela mesma conta, ela sempre foi atormentada por visões distorcidas, que a faziam enxergar bolas e pontos. A artista diz que precisava mostrar ao mundo como ela via as coisas ao seu redor e todas as suas frustrações precisavam ser expostas, assim ela começou a desenvolver seu trabalho, através de colagens, pinturas, desenhos, literatura e as esculturas.

20111027175305-yayoi_kusama

Como ela mesma diz: “Minha arte é uma expressão da minha vida, sobretudo da minha doença mental, originário das alucinações que eu posso ver. Traduzo as alucinações e imagens obsessivas que me atormenta em esculturas e pinturas. Todos os meus trabalhos em pastel são os produtos da neurose obsessiva e, portanto, intrinsecamente ligado à minha doença. Eu crio peças, mesmo quando eu não vejo alucinações, no entanto. Com o tempo, passou a preencher pisos, paredes, telas, objetos e até pessoas com seus pontos.”

maxresdefault

Famosa por suas obras intrigantes e coloridas, Yayoi Kusama é considerada uma das maiores artistas pop japonesas. Sua vida é cheia de momentos controversos, apesar de suas obras serem reconhecidas no mundo todo, em sua própria casa nunca foi bem vista por sua mãe principalmente, que era muito rígida não gostava e não aceitava essa veia artística da filha. Isso fez com que Kusama ainda muito jovem aceitasse o convite de uma amiga Georgia O´Keeffe, também artista plástica e saiu do Japão aos 27 anos desembarcando em Nova York onde pode exercer sua arte e ganhou mais reconhecimento.

Em Nova Iorque, ela trabalhou com grandes nomes da Arte Moderna e Contemporânea como Andy Warhol, Joseph Cornell e Donald Judd e logo passou a liderar o movimento da vanguarda.Suas obras tão excêntricas e diferentes chamaram a atenção de vários museus que começaram a convidar a artista para diversas exposições.

Kusama no lançamento da coleção para a Vuitton
Kusama no lançamento da coleção para a Vuitton

Além de museus sua arte foi parar literalmente na “Moda” o renomado estilista Marc Jacobs impressionado com as roupas que a artista usava a convidou para desenvolver uma coleção para a marca Louis Vuitton. A coleção intitulada “Infinitely Kusama” é composta de roupas, sapatos, bolsas e acessórios inspirados em suas arte,  todos em poás sua marca registrada. Além dessa coleção no mesmo período o WhItney Museum  apresentou uma exposição homônima com as obras de Kusama.

slideshow_look11

louis-vuitton-infinitely-kusama-yayoi-kusama-pink-about-it

Louis-Vuitton-Yayoi-Kusama-Polka-Dot-Women-Accessories-11

Exposição "Look Now, See Forever ', uma grande exposição individual com o trabalho novo e recente Kusama, na Galeria de Arte Moderna, a partir de 19 de novembro de 2011 a 11 de Março de 2012, baseia-se no compromisso de longo prazo do Queensland Art Gallery com o artista, NA Australia
Exposição “Look Now, See Forever ‘, uma grande exposição individual com o trabalho novo e recente Kusama, na Galeria de Arte Moderna, a partir de 19 de novembro de 2011 a 11 de Março de 2012, baseia-se no compromisso de longo prazo do Queensland Art Gallery com o artista, Na Austrália.

Além da Exposição no CCBB em outubro, os poás que fazem parte do imaginário de Kusama, deu o tom na coleção de Verão 2014 da marca de moda praia, a carioca, Salinas, com peças vintage e tecidos leves a direção criativa de Jaqueline di Biasi desfilou sua coleção com ares de balneários à lá Brigitte Bardot, com muito romantismo em formas variadas e estampas que tinham como peças chaves as listras e os poás. Na Modelagem, tops, calcinhas maiores e menores, maiôs de alças largas e comportados. Uma coleção divertida que apesar de Vintage não deixa nada a desejar as modelagens mais modernas e ousadas com decotes profundos e que deixam muito do corpo à mostra.  (por Giane Santos)

Look Salinas Verão 2014
Look Salinas Verão 2014

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s