PROTESTO: GRUPO FEMINISTA INVADE PASSARELA DA NINA RICCI

Nina Ricci : Runway - Paris Fashion Week Womenswear  Spring/Summer 2014

Ativistas do Femen invadiram a passarela do desfile da tradicional maison francesa Nina Ricci, na última quinta-feira durante a Semana de Moda de Paris. Com os seios de fora e inscrições no corpo como “Ditaterror da moda” e “Modelo, não vá para o bordel”, elas foram expulsas em poucos segundos. O grupo protestava contra a moda que, segundo elas, incentiva a indústria do sexo e a exploração de mulheres.

O grupo ucraniano feminista de protesto, fundado em 2008 por Anna Hutsol, com base na cidade de Kiev. A organização tornou-se notória por protestar em topless para contra temas como o turismo sexual, racismo, homofobia o sexismo e outros males sociais. Segundo a representante no Brasil, Sara Winter, “Nossa ideologia é o sextremismo, uma forma de oposição ao machismo. E a nudez é usada pela sociedade patriarcal desde sempre, a mulher nua ou não vende todo tipo de produto. Já que somos mulheres, ao invés de vender produtos, vendemos ideias sociais. Como todo mundo gosta de olhar o corpo de uma mulher, usamos o nosso corpo para passar uma mensagem escrita no peito, um protesto Cquote.”

MODELO XINGA ATIVISTA NA WEB

20130926134802756afpjpg

A modelo Hollie-May Saker, após ser atacada por manifestantes do Femen usou as redes sociais para comentar o episódio. Ela descreveu o momento em que deu um soco em uma ativista enquanto desfilava para a grife Nina Ricci. Uma das mulheres agarrou o braço de Saker, o que acabou levantando a saia dela. A modelo contra-atacou e a golpeou em cheio no nariz. Depois, continuou o desfile como se nada tivesse acontecido.

A modelo, de 18 anos, tuitou furiosamente sobre o incidente : “Essa p*** arruinou a minha caminhada”. Em outro post, ela mencionou o peito flácido da manifestante encostando no seu rosto. Mais tarde, Saker apagou os posts e disse que se tratava de um retuíte.

De acordo com o jornal britânico “Daily Mail”, Saker disse, “Como ela (a ativista) agarrou meu braço, ela levantou a minha saia, me expondo. Assim, eu puxei meu braço para trás com tanta força que eu aterrei um soco quadrado no nariz dela”. Ainda segundo o veículo, Saker contou que estava com muita raiva, mas, que sabia que tinha que ser profissional e por isso continuou caminhando. Ainda segundo a moça, se isso tivesse acontecido há dois anos, ela teria corrido para fora da passarela: “Poderia ter sido pior, eu poderia ter caído”.

Nina Ricci : Runway - Paris Fashion Week Womenswear  Spring/Summer 2014

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s