NOVOS CRIADORES: MONOGRAME CHEGA AO MERCADO E APOSTA NO BÁSICO COMO O ESSENCIAL

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A seção Novos Criadores está de volta, e desta vez para apresentar a vocês uma marca que aposta no básico da moda, a Monograme dos sócios Erik Gustavo, Luísa Barros e Renato Cesar.

Os "monogrames" Erik Gustavo, Luísa Barros e Renato Cesar
Os “monogrames” Erik Gustavo, Luísa Barros e Renato Cesar

ABSURDINHUS: Como vocês entraram na moda?

Luísa Barros: Na verdade, somos três designers. Renato foi quem teve a ideia de criar a Monograme, que surgiu de uma necessidade pessoal dele. Ele sentia falta de uma marca, essencialmente, de peças clássicas, porém com um corte mais moderno, clean e de alta qualidade. Eu, mais envolvida com a moda, propriamente dita, desde sempre gostei de criar minhas próprias roupas e de ajudar as minhas amigas e a minha família na hora de se vestir – sempre fui aquela que todo mundo liga pra perguntar o que usar ou pedir opinião e que chama na hora de ir às compras. Com 18 anos fiz faculdade de Design de Moda, e trabalho, oficialmente com moda, há cinco anos. Erik, também sócio e produtor de vídeo, já trabalhou pra outras empresas de moda em suas campanhas, mas, agora, está descobrindo o lado de dentro.

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ABSURDINHUS: E o nome Monograme? De onde surgiu?

Monograme: Monograme vem de monograma, uma combinação de letras e elementos gráficos para formar um símbolo único, que pode representar uma pessoa, uma família ou um lugar. A ideia, na qual nos baseamos, foi que ele serve como um logotipo pessoal, uma marca individual ou selo de distinção. E aqui pensamos em cada consumidor como um indivíduo único. Não temos como objetivo massificar a marca expondo neles a nossa logo, só queremos oferecer o melhor produto a quem realmente interessa, sem nenhum tipo de interferência. A substituição do “A” pelo “E” foi para dar a sensação de verbo no imperativo. Incentivamos que os nossos consumidores sejam autênticos e cada vez mais eles mesmos.

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ABSURDINHUS: A marca usa como slogan “Redefinindo o Básico”, como isso transparece na marca?

Monograme: O conceito de básico, principalmente no Brasil, está muito associado a produtos de menos valor, que assim, como baratinhos, são descartáveis. Não são produtos pensados com atenção especial, normalmente estão em algum cantinho ou misturado a muitas outras peças, em araras, sem nenhum destaque. Acreditamos que as peças clássicas, são essenciais em todo guarda-roupa, porque são a base na construção de um look, e por isso é muito importante que sejam desenvolvidas e pensadas nos mínimos detalhes.

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ABSURDINHUS: O que seria um diferencial para vocês?

Monograme: Queremos uma empresa humanizada, tudo que fazemos é pensando no nosso consumidor. Procuramos responder rapidamente aos e-mails e mensagens pessoais no facebook, não queremos nosso cliente com dúvidas ou nenhum tipo de insatisfação. Buscamos uma relação próxima e, na maioria das vezes, somos nós mesmos que respondemos a tudo. Lemos todos os feedbacks, que servem sempre como aprendizado para melhorar, seja produto ou serviço.

Acreditamos que a pessoa é mais importante do que o que ela veste e por isso queremos oferecer o melhor. Queremos proporcionar peças sem “rótulos”. O nosso cliente não quer ser um outdoor para marca nenhuma, nem precisa de uma logo para lhe representar. Ele quer algo que permita ser ele mesmo. O objetivo é entregar para o consumidor os clássicos, aquelas peças que todo mundo tem no guarda-roupa, mas com uma pegada moderna. Por isso a modelagem, a qualidade da matéria prima e dos acabamentos são pesquisados e testados incansavelmente. Escolhemos começar com o maior dos clássicos, a camiseta, mas o desejo de aumentar a vertical de produtos está presente e já é algo que está em nossos planos.

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ABSURDINHUS: O Brasil é um país solar e alegre, vocês acreditam que uma marca básica como a Monograme possa ganhar o público?

Monograme: Acreditamos que nada é mais gostoso e leve que uma peça de algodão  pra enfrentar nosso tão longo verão. Trabalhamos as cores de acordo com as estações e o clima. Durante a primavera, lançaremos cores mais claras e frescas. E como disse uma vez, nosso amigo e adviser, Fabio Seixas – do Camiseteria: “Eu não preciso brigar pelo guarda-roupa de ninguém, mas sim, por alguns cabides”. Esse também é um pouco do nosso pensamento. Não somos uma ditadura, só queremos estar em alguns cabides, ou quem sabe, em muitos. Mas a pessoa ao comprar Monograme não está impedida de consumir outras marcas. O básico permite, a cada um, fazer a combinação que quiser. Os acessórios, hoje em dia, também são elementos fortíssimos para versatilizar uma produção. E é por essas inúmeras possibilidades e expressões de personalidades que o básico permite, que acreditamos que ela deve ser a peça perfeita.

ABSURDINHUS: Quais as dificuldades de montar uma marca no Brasil?

Monograme: Muitas, muitas mesmo. Mas quem tiver este sonho, não desista. A burocracia para se abrir uma empresa, o dinheiro e o tempo gasto para isso são, sem dúvida, desanimadores; fora os impostos que, logo cedo, começam a levar boa parte dos seus lucros.

E em relação a uma empresa de moda, especificamente, outro desafio é fazer com que os grandes e melhores fornecedores te recebam, enquanto ainda é pequenininha. Isso pode se tornar uma barreira e tanto, principalmente, quando o foco é qualidade. Porque para chegar ao que temos hoje, experimentamos de tudo antes.

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ABSURDINHUS: Onde é possível achar os produtos da Monograme? 

Monograme: Hoje, você só encontra Monograme no nosso site. www.monogra.me

Algumas multimarcas já demonstraram interesse, mas é algo a se estudar com calma. Inicialmente, queremos ter o controle de toda a experiência pela qual o cliente passa consumindo a marca.

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