NOVOS CAMINHOS: RIO MODA DISCUTE INTERNACIONAL TRAZ EM PAUTA A EVOLUÇÃO DO MERCADO

Fábio Delai, Ricardo Bräutigan, Alexandra Farah, Yvan Ródic e Felipe Veloso
Fábio Delai, Ricardo Bräutigan, Alexandra Farah, Yvan Rodic e Felipe Veloso

Durante os dias 27, 28 e 29 de agosto, o Planetário da Gávea, no Rio de Janeiro, emprestou sua cúpula para receber uma constelação de astros do mundo da moda para a edição 2013 do Rio Moda Discute Internacional, organizado pelo Instituto Rio Moda, sob comando de Alessandra Marins e Roberto Meireles.

Alessandra Marins e Roberto Meireles
Alessandra Marins e Roberto Meireles

Com o tema “Branding, Mídia e Imagem de Moda”, o seminário teve mediação da jornalista Alexandra Farah que abriu o evento contando que os desfiles de moda existem há mais ou menos 120 anos, e levantou uma questão: Como mostrar a moda sem desfile?, dando início  ao tema do primeiro dia “Novos Formatos para apresentar coleção”, que contou com o stylist Felipe Veloso (“A moda fica entre a arte e a publicidade”); Ricardo Bräutigan, da Ausländer (“O importante é conhecer a sua essência, só assim você vai conseguir lutar esse mercado de gigantes”); Fábio Delai, da Cavallaria Filmes (“o mercado precisa sair da caixa e explorar novos formatos”; e o Yvan Ródic, do blog The  Face Hunter (“O blog é uma importante ferramenta de mídia e branding”).

Ricardo Bräutigan, Felipe Veloso e Alexandra Farah
Ricardo Bräutigan, Felipe Veloso e Alexandra Farah

No segundo dia a pauta foi “Mídias Sociais na Moda” e trouxe a Assessora de Comunicação, da MKT MIX, Tânia Otantro (“O mercado mudou. É preciso entender muito bem os clientes para desenvolver soluções criativas e eficazes”); a Diretora de Redação da revista Glamour Brasil, Mônica Salgado (“Todo momento de crise é uma oportunidade para oferecer o diferente”, “Os blogs fazem o papel da sua melhor amiga, eles tem o poder de amplificar o “boca a boca”); e a blogueira Sasha Wilkins, do blog Liberty London Girl. Alexandra Farra ainda ressaltou “as blogueiras são uma grande alavanca pro mercado de varejo, diferente de nós jornalistas”.

Mônica Salgado, Tânia Otantro, Alexandra Farah e Sasha Wilkings
Mônica Salgado, Tânia Otantro, Alexandra Farah e Sasha Wilkings

Encerrando o evento, no último dia o debate girou em torno do “Branding no Varejo de Moda” e chamou para essa conversa Carlos Mach, Gerente de Barding da Farm (“Você precisa sempre se perguntar: O que você tem a dizer?”); Paulo Correa, da C&A (“É preciso acreditar em qual é a sua verdade”) e a musa da moda carioca Lenny Niemeyer (“O biquíni made in Brasil  tem muito valor nacionalmente e internacionalmente”). Alexandra encerrou o evento ressaltando a importância dos profissionais e principalmente das escolas de moda em pensar na atualização do mercado e em criar estratégias para fazer esse link.

Paulo Correa, Lenny, Alexandra Farah e Carlos Mach
Paulo Correa, Lenny, Alexandra Farah e Carlos Mach

Fotos: Jonas Vaz e Pedro Bucher da Captei, e Eduardo Calçado

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