POLÍTICAS PÚBLICAS: MINISTÉRIO DA CULTURA INCLUI INCENTIVO À MODA

Desfile Ronaldo Fraga em homenagem ao estado de Belém do Pará
Desfile Ronaldo Fraga em homenagem ao estado de Belém do Pará

Finalmente o Governo Federal, pelo menos, entendeu a importância da moda dentro da economia e cultura nacional. O fato é que foi publicado no Diário Oficial da sexta-feira (16 de agosto), que o Ministério da Cultura inclui em suas políticas culturais o incentivo à moda, através do patrocínio às coleções de quatro grandes estilistas brasileiros, seguindo sua orientação de trabalhos autorais, inspirados em nossas raízes, com o conceito da brasilidade como princípio.

Essas coleções serão exibidas internacionalmente, atraindo o olhar do exterior para os nossos criadores de moda. Este projeto, em sua primeira fase, apoiará quatro nomes. O jovem Pedro Lorenzo, que desfilará coleção inspirada em Maria Bonita, Alexandre Herchcovitch, o mineiro Ronaldo Fraga e a carioca Isabela Capeto.

Dos quatro, Pedro e Herchcovitch desenvolvem um trabalho mais influenciado pelas tendências globalizadas; Ronaldo Fraga caracteriza-se por uma pesquisa importante e ambiciosa, prestigiando o artesão brasileiro, e Isabela Capeto tem um trabalho autoral singelo, que é só brasilidade. Juntá-los dentro de um mesmo projeto, num objetivo comum, é um belo desafio proposto pela ministra da Cultura, que evidencia a sensibilidade e o tino pioneiro de Marta Suplicy, conferindo, enfim, à moda brasileira o devido prestígio como veículo de expressão cultural.

Agora só falta os Governos Estadual e Municipal tomarem suas iniciativas. Um ponto para a Moda Brasileira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s