VERÃO 2014: COMPLEXO B LANÇA COLEÇÃO QUE VALORIZA O SAMBA E A IDENTIDADE CARIOCA

A campanha de verão da Complexo B com o modelo Enzo Giglio e fotos de Gabriel Santos
A campanha de verão da Complexo B com o modelo Enzo Giglio e fotos de Gabriel Santos

Muitas foram às letras que sagraram o samba como um símbolo de identidade nacional, um deles (que adoramos) é de Dorival Caymmi e diz assim “Quem não gosta do samba bom sujeito não é. Ou é ruim da cabeça ou doente do pé”… Esse poderia ter sido o lema que o estilista Beto Neves, da Complexo B usou para criar sua coleção de Verão 2014Resistência do Samba – Manifestação pró Carioca. A marca tem essa vocação para tudo o que é pop. Lembra que a coleção Suburban, que falava dos bairros cariocas foi mega sucesso?

Homenagem aos grandes nomes do samba
Homenagem as grandes damas do samba

Segundo Beto, nessa estação, a marca faz um manifesto pelo points de samba e seus ícones, pelas ferramentas e instrumentos que fazem do ritmo uma forma de resistência. “Enquanto manifestações de raízes afrodescendentes, da cultura brasileira e popular, e porque não da evidenciar a cadência do carioca, da malandragem, do gingado e do charme único dos que são ou estão cariocas”.

E aos sambistas...
E aos sambistas…

Isso me fez lembrar o “batuque de escravos”, que era praticado no Rio de Janeiro pelos escravos libertos entrou em contato e incorporou outros gêneros musicais tocados na cidade (como a polca, o maxixe, o lundu, o xote, entre outros), adquirindo um caráter totalmente singular. Desta forma, ainda que existissem diversas formas regionais de samba em outras partes do país, samba carioca urbano saiu da categoria local para ser alçado à condição de símbolo da identidade nacional brasileira durante a década de 1930.

As comunidades do Rio...
As comunidades do Rio…

Mas, foi em 1917, aqui no Rio de Janeiro, com a gravação em disco de “Pelo Telefone”, considerado o primeiro samba (segundo os registros da Biblioteca Nacional). A canção tem a autoria reivindicada por Ernesto dos Santos, mais conhecido como Donga, que foi comporta numa das famosas rodas de samba na casa de tia Ciata.

Estampa de azulejo (amamos essa)
Estampa de azulejo (amamos essa)

E foi com uma roda de samba e feijoada que Beto levou amigos e fãs da marca ao bairro de São Cristóvão, onde fica a fábrica da marca, para conhecer a suas apostas para a próxima estação. Lembrando que o samba de roda baiano, em 2005 se tornou um Patrimônio da Humanidade da Unesco, foi uma das bases para o samba carioca.

Mais alguns modelos da coleção de Verão 2014
Mais alguns modelos da coleção de Verão 2014
Tem Complexo B também para as meninas
Tem Complexo B também para as meninas

Complexo B:

complexob.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s