ECONOMIA DE MODA: MARCAS DE FAST FASHION ESTÃO NO RANKING DAS MAIS VALIOSAS DO PAÍS

RIACHUELO-1

Minha última aula na Pós em Marketing de Moda é de Branding; tenho me perguntando muito: O que faz uma marca ser sólida? Quais são os valores de uma marca? O que faz ser tão valiosa? E o que é uma marca? Desde que vi o ranking da BrandsFinance com a lista das 100 marcas mais valiosas do Brasil, mudei definitivamente o que pensava e acreditava sobre o assunto. Nomes como BrandsFinance, Interbrand e Millward Brown Optimor, todas consultorias respeitadas que tem suas próprias listas. Está ultima afirma que a marca de moda mais valiosa do planeta é Louis Vuitton, que, em 2012, saía pela bagatela de US$ 25,9 bilhões.

Uma série de regras básicas de conduta que unem a avaliação das consultorias existem, mas a verdade é que os rankings são feitos com parâmetros distintos e cada um produz uma lista diferente da outra. A BrandsFinance é uma consultoria inglesa e nesta semana ela elegeu como marca mais valiosa da moda do Brasil a cadeia de lojas de fast fashion Riachuelo.

Andrea Semprini, no livro “A marca pós-moderna – Poder e Fragilidade da marca na sociedade contemporânea”, da Estação das Letras e Cores, afirma que a marca é um ativo inatingível de uma empresa, ou seja, não tem forma física e; marca é algo tão forte que influencia o cidadão na sua decisão de compra de um produto ou serviço…

A Riachuelo conta com 35 mil funcionários, dois conjuntos de fabricas no Nordeste, 180 lojas e 66 anos de historia. Única com produção própria entre as marcas de fast fashion que estão no ranking. A marca do Grupo Guararapes domina o processo todo, do tratamento do fio a última parcela de pagamento do crediário.

Flávio Rocha, Presidente da Riachuelo, conta que a marca trabalhar com sistema de integração:  tem além das confecções, fábricas e lojas, uma transportadora e uma controladora de cartões – são mais de 20 milhões de clientes com cartão Riachuelo. “É complexo de administrar. Mas é a maneira mais moderna de trabalhar”.

Um detalhe que já ia esquecendo: As marcas de moda, brasileira, só começam a aparecer no ranking na 33a posição…  Sendo que em outros países como Itália e França estão sempre entre as 10 primeiras. Aqui, depois de uma série de bancos e empresas de telecomunicações, a Natura, de cosméticos, aparece em 15o.

Depois de ler e estudar bastante sobre o assunto, algumas perguntas não me saem da cabeça: O que é uma marca valiosa? Vale mais o valor do produto ou seu valor de mercado? E o que é luxo, então? Vou ali ler um pouco de Bourdier e Lipovetsky e tentar entender esse novo momento do mercado brasileiro.

Veja as sete marcas mais valiosas da moda brasileira:

Natura – 1bi 848 milhões

Riachuelo – 690 milhões

Renner – 591 milhões

Marisa – 293 milhões

Havaianas – 231 milhões

Hering – 204 milhões

Arrezo – 151 milhões

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