INTERCÂMBIO: EXPOSIÇÃO EM SÃO PAULO TRAZ A CULTURA AFRICANA COMO TEMA

Algumas peças da instalação “Soundsuit” do americano Nick Cave
Algumas peças da instalação “Soundsuit” do americano Nick Cave

No último sábado foi aberta no Pavilhão da Oca, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, a exposição Transit São Paulo, que fica em cartaz até 15 de setembro. Realizada pelo Instituto de Cultura Contemporânea e pela Fundação Sindika Dokolo, a mostra reúne 35 obras entre gravuras, instalações, pinturas, fotografias, esculturas e vídeos de 19 artistas de oito países africanos, além de um artista americano e dois europeus, ligados de alguma forma à cultura da região.

Fotografiasdo italiano Seydou Keita
Fotografiasdo italiano Seydou Keita

Com curadoria do angolano Fernando Alvim e do baiano Daniel Rangel, a exposição traz para a cidade uma seleção de obras contemporâneas e históricas que colocam a África no panorama artístico mundial e mostram a diversidade de movimentos artísticos do continente enquadrados nas mudanças socioeconômicas e políticas da região. “Essa é uma coleção africana de arte contemporânea, não uma coleção de arte contemporânea africana”, explica Rangel.

Em destaque na exposição está a obra do angolano Edson Chagas, vencedor do Leão de Ouro da Bienal de Veneza 2013, a do malinês Seydou Keita, considerado pai da fotografia africana, e a do americano Nick Cave, diretor do programa de pós-graduação em moda no Instituto de Arte de Chicago, que apresenta uma instalação feita com tecidos com o titulo “Soundsuit”. Na obra, o artista usa materiais como lantejoulas, penas, sisal e madeira para reconstruir trajes típicos de ritos cerimoniais africanos.

Transit_São Paulo
Até 15 de setembro
De terça-feira a domingo, das 10h às 20h (acesso até 19h)
Parque do Ibirapuera, Portão 3, na Av. Pedro Álvares Cabral, São Paulo
Entrada Franca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s