ARTIGO: NERDS – DE EXCLUÍDOS AO FOCO DA MODA

E3-Logo

A E3 – Conferência Internacional de Videogames – aconteceu em junho, no Los Angeles Convention Center e provavelmente metade dos seus amigos estão comentando as últimas novidades no mundo dos videogames. Mas será que estar antenado nas novas tecnologias, jogar e assistir filmes de super heróis sempre foi hábito entre os jovens?

Bom, hábito pode até ser, mas com certeza gostar disso tudo e ainda jogar RPG, ser fascinado por ficção científica e ler O Senhor dos Anéis uma vez por ano, nem sempre foi motivo de orgulho. Com origem nas décadas de 1950 e 60, a palavra nerd foi introduzida ao vocabulário como um termo pejorativo. Seu significado é até difícil de explicar, pode querer dizer “quadrado”, ou tem conotação de “inaptidão social”. Dizem que a expressão começou a ser utilizada no MIT (Massachusetts Institute of Technology), lugar cheio de estudantes que passavam horas no computador e gostavam de se dedicar aos estudos. No Brasil, o termo usado era o de CDF – cabeça de ferro – mas não importa o nome, o estereótipo sempre foi o mesmo: não muito atraente, usando óculos, com acne no rosto, sempre com um livro na mão, o nerd é aquele garoto da turma que não gosta de esportes, dedica seu tempo aos estudos, à leitura, ao videogame, RPG, filmes de ficção e é socialmente excluído.

Mas os jovens nerds do passado são os ricos e bem sucedidos de agora. Steve Jobs e Bill Gates são grandes exemplos. Gênios quando se trata de tecnologia, o criador da Apple e o da Microsoft, respectivamente, são ídolos de toda a geração que gosta de tecnologia e é isso que move o mundo hoje. E quem tem o conhecimento na área, se dá bem! Ponto pros nerds! Suas horas de estudos recompensaram e deram inicio a uma nova moda.

Look Ausländer inspirado n'Os Vingadores
Look Ausländer inspirado n’Os Vingadores

Com o crescimento da indústria dos computadores e o sucesso das séries Star trek, 1966 e Star wars, 1977, aos poucos o público nerd foi se tornando popular. Mas foi anos depois, com o boom da série americana The Big Bang theory em 2007 e as grandes adaptações dos quadrinhos para as telas do cinema – Homem aranha, 2002; Hulk, 2003; Batman Begins, 2005; Homem de Ferro, 2008 – que os antes desajustados e antissociais foram levà cultura pop.

Desfile Chou Chou Minas Trend Preview (imagem: Reprodução)
Desfile Chou Chou Minas Trend Preview (imagem: Reprodução)

De camisetas com estampa de personagens, moletons e canecas, passando por vestidos exclusivos, camisas interativas até chegar nas passarelas: Em 2010 a marca Chouchou desfilou um estilo nerd fofo no MinasTrend, em 2012 foi a vez da Ausländer com uma camisa dos Vingadores, entre outras marcas assim como as estampas de super heróis apareceram em todas as vitrines do Brasil, tanto na moda masculina quanto na feminina.

Camsetas Geeks
Camsetas Geeks
Camisetas Geeks
Camisetas Geeks

De lá pra cá, ser nerd virou legal, e até você já desfilou pelas ruas com sua camiseta do batman, óculos de armação preta comentando sobre o último episódio de The Big Theory, seja você um nerd de verdade ou não. (por Mayha Bravo)

batman-camiseta-promocao-r1599-serigrafia-frete-unco_MLB-F-3133115894_092012

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s