GUERRA DE LUXO: PROJÉTIL PARA A PAZ, NÃO A VIOLÊNCIA!

As joias projétil do designer Rafi Anteby
As joias projétil do designer Rafi Anteby

A violência é um fenômeno multicausal que está presente no mundo inteiro. De acordo com a pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) uma pessoa morre em algum lugar do mundo a cada minuto. Os índices são preocupantes, já que a violência mata mais de 1,6 milhão de pessoas no mundo a cada ano. Além dos outros milhões de cidadãos que são mutilados por ataques. Outros estudos mostram que uma pessoa comete suicídio a cada 40 segundos e 35 pessoas morrem a cada hora em conflitos envolvendo armas de fogo.

A arma tem funcionado como um vírus, como um catalisador da epidemia da violência que está sempre presente em noticiários, rádios, jornais e na web. O acesso à arma de fogo potencializa ainda mais a violência letal. Desta forma, a arma contribui de forma significativa para o aumento dos índices de violência no mundo. A disponibilidade e as facilidades existentes em muitos países para sua aquisição elevam ainda mais esses níveis. Afinal, você matar uma pessoa com outro instrumento é mais difícil do que com uma arma de fogo. Em países onde a posse e o porte de arma são proibidos, esses índices tem uma redução significativa.
Há evidências de que a violência pode ser evitada por uma série de medidas envolvendo indivíduos, famílias e comunidades. Assim como programas educacionais, treinamento para os pais, melhor suporte a essas vítimas, e esquemas para controlar a diminuição do poder de compra e uso de armas de fogo. Mudanças no comportamento da sociedade e da indústria do comércio de armas se fazem necessários.

O designer e a atriz Eva Longoria
O designer e a atriz Eva Longoria

O designer Rafi Anteby viu na moda a possibilidade de fazer a sua parte em busca de um mundo menos violento. Depois de passar anos como soldado israelense, Anteby virou-se para a moda como uma forma de se expressar. Em 2009 criou a Bullets 4 Peace, uma marca de jóias com a missão de espalhar a mudança positiva internacionalmente através do mundo da moda. A coleção transforma cápsulas de balas reais das ruas, zonas de guerra e centros de recarga em deslumbrantes jóias exclusivas, que chegam a valer $15.000,00. Sua clientela inclui grandes nomes da música e do cinema como: Justin Timberlake, Jessica Biel, Jonas Brothers, Rihanna, Justin Bieber, entre outros.

O popstar Justin Timberlake
O popstar Justin Timberlake com uma das joias

Desta forma o israelense transformou uma vida repleta de violência em seu país devastado pela guerra, em algo significativo para a população, já que a Bullets 4 Peace, é uma organização sem fins lucrativos que o utiliza o dinheiro obtido com a compra de suas peças para causas beneficentes. Em um de seus desfiles para apresentar a coleção, Rafi levou a passarela modelos nuas com corpos desenhados com elementos da natureza, cultura hippie e símbolos da paz, fazendo um protesto contra a violência e dando uma nova e melhor utilidade as balas de armas de fogo. Ao invés de carregar uma arma com balas, ele sugere usá-las como acessórios para pedir a paz mundial. (Por Ana Carolina Lima)

Algumas das joias projétil
Algumas das joias projétil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s