INDUMENTÁRIA: ILUSTRADORA FAZ A CORREÇÃO DO VESTUÁRIO DAS PRINCESAS DA DISNEY

Olha a Branca de Neve com base na Alemanha do início do século XVI
Olha a Branca de Neve com base na Alemanha do início do século XVI

Existem imagens que são clássicas no nosso imaginário, uma delas são as princesas da Disney. A maior parte do mundo parece familiarizado com as personagens, sejam as mais antigas ou as mais novas. O que as torna tão icônicas? Alguns argumentam que são seus trajes, a grande referência. Mas, será que as peças estão alinhadas as vestimentas da época em que as histórias se passam? A ilustradora Claire Hummel, apaixonado por figurinos históricos, fez uma pesquisa, e descobriu que não, por isso e ajustou cada indumentária das princesas ao período correto.

Pocahontas com base no costume Powhatan século XVII
Pocahontas com base no costume Powhatan século XVII
O vestido da Cinderela é baseado em meados da década de 1860
O vestido da Cinderela é baseado em meados da década de 1860
Jasmine é baseada em desenhos raros de meados do período  pré-islâmica da moda oriental
Jasmine é baseada em desenhos raros de meados do período pré-islâmica da moda oriental
A Bela Adormecida com base no ano 1485
A Bela Adormecida com base no ano 1485
O de Ariel é baseado em 1890 nos vestidos de noite da época
O de Ariel é baseado em 1890 nos vestidos de noite da época
O vestido da Bela é baseado nas formas da corte francesa de 1770
O vestido da Bela é baseado nas formas da corte francesa de 1770
O figurino de Tiana é inspirado na cidade de Nova Orleans, berço do jazz.
O figurino de Tiana é inspirado na cidade de Nova Orleans, berço do jazz.
Mulan usa a tradicional veste da China Imperial, anos 450 d.C.
Mulan usa a tradicional veste da China Imperial, anos 450 d.C.
A princesa Megara usa vestido tradicional da Grécia Mitológica
A mocinha do Hércules, Megara, usa vestido tradicional da Grécia Mitológica
Rapunzel usa vestido com base na Alemanha, 1698
Rapunzel usa vestido com base na Alemanha, 1698

Veja outros desenhos da desenhista www.shoomlah.com

41 comentários Adicione o seu

  1. vanessa borges disse:

    Obs: a Megara não é princesa

    1. Julia disse:

      Diana e Mulan também não são. E quem se importa?

      1. Julia disse:

        Tiana*

      2. J disse:

        Tanto a Tiana quanto a Mulan são princesas. Aliás, só porque elas são “diferentes” das outras, isso não as exclui. Isso é ridículo. Inclusive, a Valente também é princesa. Só por lutarem, serem orientais ou negras isso não as difere. Af.

    2. Alce Macêdo disse:

      Tiana é Princesa sim, Mulan também, CASTING OFICIAL DAS PRINCESAS.

      1. Isa disse:

        Tecnicamente, a Mulan não é princesa, já que no desenho ela se casa com o filho do general, apenas faz parte da franquia Disney Princess. Já a Tiana faz parte da franquia e é realmente princesa, uma vez que se casa com um príncipe.

    3. Lais disse:

      Visto que Megara é par romântico de Hércules (príncipe), acho que podemos considerá-la princesa =]

      1. Gabriel disse:

        Hércules não é príncipe, mas um semideus

      2. Tai disse:

        Considerando que o pai dele é o rei dos deuses, acho que isso coloca Hércules no lugar de príncipe, não?

  2. Camila disse:

    Não vi como uma correção, e sim mais detalhado. Os trajes acima estão bem similares aos da Disney, porém com mais detalhes.

  3. Correção é uma palavra forte. outra conceituação eu diria.

    1. Alce Macêdo disse:

      Acredito que colocaram ‘correçao’ pois o artista trouxe as influencias da epoca e do lugar que cada princesa viveu, entenderam?

    2. Tamires disse:

      Olá, si seus comentário e não poderia deixar de postar o meu. Sou acadêmica de Design, atuante na área de moda.
      Correção é uma palavra forte e precisa, nesse caso. Uma vez que tamanhos, cortes, formas e cores de roupas, desde a época medieval, passando pelo rococó e vitoriano, são sinônimos de status e posição social, além da conduta moral de quem as usavam.
      Creio que, para retratar personagens de uma certa época, ser fiel à história da humanidade e da moda é o mínimo que um ilustrador poderia fazer, principalmente da Disney, que é um meio de comunicação abrangente e que coloca referências às crianças e aos adultos, o que significa, necessariamente, que passam referências distorcidas da época.

  4. Frawn disse:

    Simplificar faz parte do design de personagens… as ilustrações ficaram muito interessantes, mas para animar seria uma tarefa praticamente impossível com tantos detalhes (ainda mais na época que os primeiros filmes foram feitos, que não se podia contar com o auxílio de computadores).

    1. Clarissa disse:

      Concordo. E deve-se levar em conta também o público, que claro, além de adultos, é muito direcionado ao mercado infantil/familiar. Ilustrações mais leves, simples e cartunizadas fazem toda a diferença no encantamento e envolvimento desse mesmo público. Acho que a pesquisa acima foi brilhante, mas principalmente por mostrar o quanto a Disney acertou na pesquisa e no trabalho em cima dela para chegar ao produto final. Fica mais claro de ver essas influências em detalhes sutis dos originais agora.

  5. Victoria disse:

    IlustradorA. Claire Hummel é uma mulher, também conhecida como Shoomlah.

  6. anonima disse:

    a maioria nem mudou direito

  7. Mulan recebe título de heroína do império. E era título imperial similar ao de príncipes. Isto está contido sim na história de Mulan original.

  8. Aline Leal disse:

    Uma graça!

  9. Jéss Sobral disse:

    Isso sinceramente é um absurdo. Correção?! que ridiculo…
    Os vestidos nunca precisaram de uma correção, são lindos e completam de forma magnifica todo o contexto dos filmes… E fala sério… esses desenhos e roupas ai não tem nada a ver com os filmes das disney… rs.

  10. Julia disse:

    Ai que gente chata discutindo quem é ou não princesa… Pentelhação. É só uma pessoa que fez outro estilo de vestido pras princesas OU NÃO PRINCESAS. Só isso.

  11. gladys miranda serra disse:

    Pesquisa bem feita, não para os chatos.

  12. MissDance RJ disse:

    Gostei do trabalho, muito ilustrativo para quem trabalha com figurinos, um exercício que ainda não tinha pensado em fazer

  13. Fernanda disse:

    Simplesmente amei as tatuagens da Pocahontas!

  14. Jowh disse:

    Muito massa as ilustrações e os vestidos de cada época.
    Porém em defesa da Disney, não digo que as roupas estão erradas, porque as roupas são feitas de maneira simplificada para poder ser replicada nos desenhos, tirando a Rapunzel todos as outras princesas foram feitas em animação tradicional, ou seja, desenhado cena por cena. É considerado inviável produzir um longa metragem de animação tradicional como A Branca de Neve colocando todos aqueles detalhes.

  15. Lili Angelika disse:

    Ficou muito bom a repaginada dos figurinos, cada novo artista pode fazer uma pequisa correta da época e pode fazer sua arte, dentro da realidade dos materiais da época.Adorei, porém os recursos de tecnologia hoje são outros.muitos livros e detalhes e gravuras foram achadas dando seriedade e credibilidade aos figurinos.Parabéns.pela arte e no meu ponto de visto todos são principies e princesas no coração puro das crianças, eles não entendem de linhagem.

  16. Eduardo disse:

    O da francesinha Bela não bate com a realidade, pois ela era uma camponesa e o tipo de vestido apresentado era o que se usava em lugares mais chiques, como o Palácio de Versales. O Mesmo vale para a alemã Branca de neve, que viveria em uma época ainda mais anterior. nem digo nada em relação ao design, que está batendo direitinho com o da idade média, mas sim, pelas cores. É fato que a Branca de Neve era uma plebeia com poucos recursos, portanto, ela não poderia ter nada em vermelho em sua vestimenta, pois essa cor era caríssima de se conseguir e só nobreza e o clero tinham condições de usar.

    1. Não! disse:

      A Branca de Neve era uma princesa… que foge da madrasta com a roupa do corpo e só
      E a Bela usa esse vestido amarelo no baile de gala da Fera… sabe, o vestido de camponesa que ela usa é bem diferente do amarelo que ela usa no baile da Fera…
      Do que cê tá falando, rapaz?

  17. Herr Henris disse:

    Gente o desenho nao foi uma critica, mas sim uma forma de brincar e mostrar o trabalho do artista,

  18. Lílian Ange disse:

    amei tudo. Mas tenho um ressalva a fazer, sobre o vestido da Rapunzel que foi o que mais mudou, digo, mudou completamente neste conceito.
    O vestido dela foi o que mais teve detalhes desenhados para mostrar a condição de “realeza” da Rapunzel. Porém a Rapunzel viveu a vida inteira PRESA em um torre, por acaso, a madrasta/raptora dela iria vesti-la com roupas tão caras se ela nunca seria vista por ninguém?!
    Rapunzel usava roupas simples, praticamente uma plebeia já que a madrasta/raptora/bruxa era pobre.
    Mas o vestido da desenhista ficou lindo, incrível, (eu usaria rs) mesmo ignorando esses contextos.

  19. PEDRO disse:

    ISSO NÃO É REAL É SÓ HISTORINHAS , PODEMOS IMAGINAR OQUE QUEREMOS EM UM DESENHO , DA FORMA QUE QUISERMOS , E CRIANÇAS NÃO REPARAM NISSO , SE REPARAMOS É PORQUE JÁ CRESCEMOS . OQUE VALE É A IMAGINAÇÃO .

  20. Jessyca SS disse:

    Adorei a correção dos trajes. sem que tenham perdido a cor original. Desde que comecei a estudar moda me apaixonei por história da moda. E como sempre fui fã da Disney comecei a caçar a época que os desenhos eram passados de acordo com as roupas mas sempre achei que havia algo de errado pois os trajes masculinos possuem detalhes mais fieis do que os femininos. Amei todos os detalhes desde o rufo e a estrutura do farthingale da Branca de neve, o vestido de watteaw da Rapunzel, a crinolina da Cinderela, o anquinha da Ariel, o estilo charliston da Tiana, as franjas e a pintura corporal da Pocahontas, os tradicional sapatos árabes da Jasmine, o vestido bordado de ouro da Aurora e a seda estampada da Mulan. Mas principalmente o vestido da Bela com seu saiote pannier está perfeito!

  21. Suzana disse:

    Não entendi a “enfeiada” proposital que a ilustradora fez nas princesas…Reparem: todas foram desenhadas/coloridas com o nariz escurecido/avermelhado/meio aumentado, dando uma aparência meio tosca ao rosto. Modificações nos trajes, que era a proposta, tudo bem, mas no rosto, piorando, com uma característica que se repete em todas, prá quê?

  22. Ricardo disse:

    Hahahaha! ADOREI! Genial!
    Só não sei se cabe o termo “correções”, já que tanto a Disney quanto as versões originais em geral não especificam a época em que as histórias se passam. (Tá, há algumas exceções, a Tiana, no filme da Disney, vive nos anos 20).
    A propósito, a história da Pequena Sereia foi escrita em 1837/1838 e aí eles fizeram um vestido para 1890. Mas enfim, muito legal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s