Rio de Janeiro – 20 de junho de 2013: COM MUITO ORGULHO PELA TERCEIRA VEZ, MAS, ME SENTI… UM BOBO!

Imagem aérea da passeata de hj...
Imagem aérea da passeata de hj…

Depois da minha terceira participação nessa manifestação que toma conta do Brasil e ganha adeptos pelo mundo, fiquei pensando que eu sou um PALHAÇO!!! MUITAS, mas MUITAS pessoas, estima-se que 700 mil, estavam com garra e voz pedindo por seus direitos, até o primeiro eco das bombas de efeito moral. Comentamos até que a grande parte estaria ali achando que era uma colônia de férias. As pessoas sambavam, bebiam, paqueravam… Kd a seriedade? Cade o motivo pelo qual você foi para a rua? Ou que pelo menos deveria ter ido!

A caminhada foi linda: Bombeiros, petroleiros, idosos, professores e estudantes, médicos, LGBTs e vários outros grupos reivindicando melhorias para o seu setor. Parecia até uma atitude orquestrada. Na hora que o governo cansou de desviar o trânsito, o Batalhão de Choque e a Guarda Nacional acabaram com a “brincadeira” e limparam a via, assim como o viaduto do Túnel Santa Bárbara que estava parado com muitos simpatizantes da causa, aplaudindo o mar de gente. Me lembrou muito Gaby Amarantos cantando “Cantos das três raças”.  Ou até Clara Nunes “É o povo na rua cantando, é feito uma reza, um ritual”.

Sabe aqueles filmes medievais em que os exércitos jogam uma chuva de flechas? Foi mais ou menos assim só que com balas de borracha. Uma delas atingiu a testa do repórter da Globo News. Foi o suficiente para metade da multidão correr para o trem e pegar o caminho de casa. As pessoas que sentaram na Av. Presidente Vargas, na altura da Praça Onze, ganharam foram duas bombas de gás vindas… Do céu! Sim, o helicóptero da polícia teve essa atitude para esvaziar a via com mais rapidez. E, só para lembrar, mais uma vez ,quando a polícia entrou em ação, a luz do local foi cortada!

Sobrou até para o carro do SBT, e para o Terreirão do Samba, que foram incendiados pela multidão evitando que a Tropa de Choque chegasse perto… Fiquei pensando na fala de um menino que aos brados exalava dentro do trem, “Toda violência é simbólica”, e que completou, “Essa nação é uma grande fraude. Olha o slogan da bandeira. Isso é uma frase militar… Democracia é o C@5@$ho”.

Um outro rapaz, revoltado, dizia “Somos um bando de bobos. Pois, a manifestação para o Cabralzinho e para o Dudu só valeu quando fomos para as ruas ajudar a encher os bolsos deles, com a passeata dos ‘Royalties do Petróleo’”.

Que democracia é essa? Em que a polícia joga bombas de gás lacrimogênio dentro de uma estação de trem? Sim, duas bombas de gás foram parar dentro da Estação Central do Brasil, que me fizeram pular a roleta no desespero e pegar o primeiro trem que na plataforma estava. Ainda bem que parou no Méier!

VÁRIAS, mas, VÁRIAS pessoas vão me criticar, mas, começo a achar que não vale gritar “Sem Violência”! Pela segunda vez o que vimos foi só violência. E quem disse que revolução se faz com paz e amor? Nem os hippies conseguiram. Ou as pessoas tomam uma atitude e param esse País de uma vez, com uma GRANDE GREVE, deixando a cidade um caos, ou essas manifestações poderão entrar na escala de trabalho da PM, dos Bombeiros e da COMLURB, dando um pouco mais de emoção em alguns dias das nossas semanas e tirando a monotonia das pautas cotidianas. CHEGA de dar belas imagens para a TV e para as capas dos jornais – Policial e Cidadão se abraçando, distribuição de flores… Tá na hora de rever esses conceitos!

Confesso, que não sei mais se tenho vontade de amar esse país. É vergonhoso ver, de perto, mais uma vez a população ser massacrada por egoísmo dos governantes, num local que se transformou numa cidade de férias! Com olhos cheios d’água começo a pensar em ir embora, pois, ver a raiva no rosto de uma pessoa que deveria te proteger, assim como ver o medo no rosto de outras e não poder fazer nada, me deixou um grande vazio. Na verdade começo a acreditar que eles protegem sim, mas, o lucro!

PS: Uma vez ouvi que as pessoas inteligentes, críticas e com mais estudo sofrem MUITO mais do que as ignorantes… E isso é verdade! Até o meu pai me disse hoje, foque em outra coisa para não pirar com isso.

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s