FASHION RIO DAY III: MINALISMO, LUXO, ETNIA, NOMADES E FESTA INDIANA COM CELEBRIDADES

IMG_0783

Andrea Marques abriu o terceiro dia de Fashion Rio, com uma coleção calma e minimalista. Segundo a estilista a coleção era inspirada “Novo minimalismo, menos rígido, mais sensual; formas puras e estampas florais e gráficas”. E para esse verão, os materiais escolhidos foram – Algodão pesado, crepe, seda, zibeline, rendas e bordados; nas cores branco, preto & branco, amarelo, verde lima, rosa-sorvete, nude.

Looks de Andrea Marques
Looks de Andrea Marques

O desfile, como de costume, é um dos mais bem editados da semana de moda; e serviu para mostrar uma nova imagem a sua marca. Muito branco e preto & branco e cores suaves, que Andrea chama de “tons sorvete”. “É um minimalismo suave e mais sensual. Saí de coleções muito estampadas e agora senti vontade de dar uma limpada”, conta Andrea no camarim horas antes do desfile.

A coleção tem 25 looks, todos usáveis. Shorts, jaquetas, calças, tops e muitos vestidos, com ou sem estampas, brancos ou coloridos, em formas retas e alongadas e que exalam suavidade e feminilidade. A estampa de margaridinha dá um efeito gráfico interessante e delicado, assim como os bordados graciosos de madeira e cristal.

Para completar, bons acessórios os mocassins brancos e os óculos de madeira criados pela marca paulistana Notiluca. O resultado final são peças que se complementam e falam a mesma língua da delicadeza e de um pensamento inteligente para a moda.

Looks da Sacada (foto: Charles Naseh, site Chic)
Looks da Sacada (foto: Charles Naseh, site Chic)

“Estamos chamando essa coleção de Costurando Arte, e fazendo uma ligação entre as artes plásticas e a moda”, foi assim que a diretora de estilo Beti Speiski nos explicou a coleção da Sacada pouco antes da apresentação da marca no Fashion Rio. Essa relação, como ela mostrou, foi feita por meio do aspecto artesanal da coleção, por exemplo, nas peças feitas todas à mão com tiras de diferentes tipos de seda formando um xadrez, ou nos modelos de tiras de rolotê. A estamparia, como destacou Beti, também foi toda feita manualmente. A cartela de cores incluiu o branco e o marfim, mas o destaque ficou com os looks em tons vibrantes de pink, esmeralda, laranja e amarelo.

Os looks da Oh, Boy! (fotos: Charles Naseh, site Chic)
Os looks da Oh, Boy! (fotos: Charles Naseh, site Chic)

Ficamos um pouco intrigados quando soubemos da inspiração “GypsySkate”, da carioca Oh, Boy!. Esperamos mais uma coleção étnica que na verdade se misturou com um universo dos skatistas, que trouxe uma certa rebeldia, para a coleção bem comercial da marca, que abriu espaço para as intervenções de colaboradores que resultam em básicos mais descolados como os bordados de Fabio Kawallys, que foram as peças mais bonitas e impactantes da coleção. E as estampas em jeans de Lynn Court, jovem artista e filha do cantor Ritchie.

O Cantão adora viagens nômades, e desta vez a marca passeou pelos “4 cantos do mundo”. A equipe fez uma estação de tecidos molengas e confortáveis – basicamente sedas e índigos, que fazem bermudas quadradas, tops box, vestidos longos e calças amigas. No contraponto, montam peças de couro de salmão e tricôs rústicos, mais bordados de pequenas miçangas.

Acaba soando mais interessante pelas estampas do livro que reúne pesquisas do português Domenico Vandelli, botânico naturalista do século 18, que rende mapas antigos e ilustrações de animais à moda da época.

A vida que fica para trás, suspensa no tempo, a velocidade das coisas que passam a nossa volta, momentos que se congelam e que guardamos na memória. Um caleidoscópio de cores, sabores, paisagens. As formas são ora fluidas e esvoaçantes, ora estruturadas e exatas. Já as cores ficam entre o verde floresta, verde bandeira, vermelho, off White, cru, laranja. E para dar muito conforto nessa viagem à marca comandada por Lanza Mazza escolheu tafetá de seda, seda lavada, organza de seda, gaze rústica de seda e linho, índigo dublado, índigo washed, tricot de linho, couro de salmão.

A praia de luxo de Lenny Niemeyer
A praia de luxo de Lenny Niemeyer

Os efeitos de luz sobre texturas foi essa a inspiração de Lenny Niemeyer para uma coleção minimalista. Essa grande papisa da moda praia usa a lycra dublada para criar modelagens geométricas e estruturadas, Lenny empurra a moda praia para a frente. Suas experimentações nesta estação são minimalistas, com poucas e boas cores e estampas. Não são peças para qualquer um tampouco para a praia básica de todo dia, mas é que pede a passarela, algo novo e instigante. Mas certamente as lojas receberão o melhor de seu universo estético através de peças bem mais acessíveis. Esse é o verdadeiro equilíbrio entre moda de passarela e comercial.

Os atores Cléo Pires, Domingos Montagner e Roberta Rodrigues as estrelas da TNG
Os atores Cléo Pires, Domingos Montagner e Roberta Rodrigues as estrelas da TNG

Com todo um misticismo, a TNG trouxe de Caminho das Indias, ops… De Salve Jorge, os atores – Cleo Pires, Roberta Rodrigues e Domingos Montagner. Para esta temporada, a marca de jeanswear, traz os festivais da cultura Hindu como inspiração para construir um verão étnico e colorido e cheia de curtos – saias, shorts, hotpants – e calças levemente alargadas e afuniladas no tornozelo.

Os looks femininos da TNG (fotos: Charles, Naseh, site Chic)
Os looks femininos da TNG (fotos: Charles, Naseh, site Chic)

Na primeira parte, a atenção especial é para as cores chapadas, os metalizados e a boa estampa em tons de azul e vermelho. O jeans delavé da vez vem manchado, feito lavado no Rio Ganges – bonito como proposta, mas, talvez um pouco esportivo demais se você tiver mais de 20 anos ou não for artista plástico, nem hippie.

Os looks masculinos da TNG (fotos: Charles Naseh, site Chic)
Os looks masculinos da TNG (fotos: Charles Naseh, site Chic)

Os rapazes têm boas opções de paletós slim, assim como, boas camisas de colarinho estreito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s