FASHION RIO DAY I: DE ENFERMEIRA 60, LATINIDADE E SAVANA CARIOCA

A estilista Alessa com seu agradecimento sempre único (foto: Charles Naseh, site Chic)
A estilista Alessa com seu agradecimento sempre único (foto: Charles Naseh, site Chic)

Logo no início do desfile da Ellus 2nd Floor, a imagem que me veio à cabeça foram os Animaniacs gritando “Olá, Enfermeira”; e foi essa personagem ícone do pintor pop Roy Lichtenstein, que o estilista Thiago Marcon, usou como ponto de partida para construir sua coleção de Verão 2014.

Mas, essa esquadrão de enfermeiras, lideradas por Alicia Kucazman vai à praia, com hotpants sob jalecos transparentes, de recorte dolphin na saia, com os bolsos servindo como tapa-seios – modelagem que se vai se repetindo nas versões preta, fluo ou multicolorida.

As enfermeiras da 2nd Floor (fotos: Charles Naseh, site Chic)
As enfermeiras da 2nd Floor (fotos: Charles Naseh, site Chic)

A maior influência de Lichtenstein – e que vai sair pular de fato da passarela para as araras, com a coleção comercial, como boa pop arte que se preze – é o reticulado das suas pinturas. As bolinhas da impressão exagerada fazem vazados nas blusas e casaquetos; e dão boa dimensão ao jeans delavé.

Um desfile compacto com apenas 32 looks, “preferimos mostrar os looks mais fortes dessa vez, os que a gente realmente gosta”, conta a stylist Leticia Toniazzo. Com referências esportivas e de moda praia, a 2nd Floor brinca com os opostos, a geometria fria do preto e branco com o calor das cores cítricas. Há um jogo com os poás, que começam discretos e sobrepostos e terminam maxi, nos looks coloridos.

Já o masculino acompanha essa enfermeira tropical e vem com toques de transparência, uma alfaiataria descolada, bom toques de humor como no conjunto com a estampa de remédios.

A alfaiataria masculina da 2nd Floor (fotos: Charles Naseh, site Chic)
A alfaiataria masculina da 2nd Floor (fotos: Charles Naseh, site Chic)

Lembrando que o Pop Art foi um movimento artístico surgido no final da década de 1950 no Reino Unido e nos Estados Unidos.

Nessa nova fase da Filhas de Gaia (agora a marca faz parte do grupo Maria Filó) as estilistas Renata Salles e Marcela Calmon buscaram os campos de pólo da Andaluzia e a latinidade como inspirações para sua série de vestidos em seda e cetim.

Looks Filhas de Gaia (fotos: Charles Naseh, site Chic)
Looks Filhas de Gaia (fotos: Charles Naseh, site Chic)

A dupla mostrou uma coleção com quatro fases: os longos com estampas eqüestres; os looks minimalistas preto e/ou branco; as peças com jogo de duas cores; e os vestidos do final com maxi flores aplicadas. Os babados, que remetem a sensualidade latina, pontuam a coleção ornando mangas e até os sapatos.

Questionadas se o fato de terem se associado a uma marca grande, Maria Filó, interferiu na produção da coleção, Renata diz: “Nós nunca economizamos nos tecidos. Nossa cliente pede materiais de primeira. E eles também nos dão total liberdade para criar. O que mudou mesmo foi a questão de estrutura e administração”.

A savana tropical de Alessa
A savana tropical de Alessa

Depois de um inverno entre pretos & brilhos, dedicado à sua linha de moda festa, Alessa Migani voltou as suas viagens, com direito a muitas cores & estampas digitais, e dessa vez foi explorar as savanas. Ao som de Caetano Veloso (abriu com “Canto de um Povo de um Lugar”), Alessa fechou o primeiro dia do Fashion Rio com um desfile que remete ao safári, a fauna e a flora. Uma atrás da outra, as peças reuniam as três características que resultam em desejo: beleza, conforto e praticidade. Uma tema que já foi demasiado explorado pela moda, reaparece aqui de maneira fresca e delicada, especialmente no que diz respeito à cartela de cores (lindos os looks brancos e os pistaches) e no trabalho com guipur e na renda floral.

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s