PRÓXIMA PARADA DRAGÃO FASHION HOUSE: EVENTO DE FORTALEZA COMEMORA 14 ANOS

O Centro Cultural Dragão do Mar
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

A próxima para do Verão 2014 brasileiro é em Fortaleza, no Dragão Fashion House. O evento que acontece de 13 a 18 de abril de 2013, é considerado o maior e mais relevante evento de moda autoral amplia os horizontes e dilui as fronteiras para promover uma grande celebração à cultura do Ceará. O desfile de abertura desta edição será  uma celebração aos 35 anos de carreira de Lino Villaventura.

O Dragão Fashion Brasil volta ao local das primeiras edições do evento, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza (CE). Em sua 14ª edição, apresenta uma programação vasta que pretende discutir os rumos e principalmente, tentar traduzir, em forma de moda e manifestações artísticas, a importância dos 14 anos de Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

“Plural como o próprio Centro Dragão do Mar, o DFB propõe novas maneiras de olhar-vivenciar-experimentar o intenso caldeirão cultural que compõe este grande marco para as artes, o entretenimento e o turismo no Ceará”, conta Cláudio Silveira, criador do evento

Tendo como ponto de convergência nada menos que 30 desfiles de marcas cearenses, nacionais e internacionais, o DFB promove a discussão da moda como fator relevante para o desenvolvimento da economia e da cultura do Ceará- afinal, somos um dos principais polos têxteis brasileiros e o Dragão Fashion Brasil, desde 1999, atua como antena e plataforma de lançamento de novos e consagrados talentos do setor.

“O objetivo é ocupar o maior número possível de espaços no entorno do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Dessa forma, as diversas manifestações culturais promovidas durante o DFB integram-se tanto à paisagem urbana quanto ao próprio pulsar do entorno do centro cultural”, disse Cláudio.

O Século do Dragão

Para a celebração ser completa, o DFB toma o CDMAC como cenário, também, para a celebração do ano que dá início aos festejos em homenagem ao centenário de morte do jangadeiro Francisco José do Nascimento, o Chico da Matilde, conhecido como Dragão do Mar e herói da luta abolicionista no Ceará e líder da comunidade de jangadeiros.

Ações paralelas

A ideia do Dragão Fashion é ser um festival que vai além da moda para encontrar-se com a própria história cultural do estado, por isso, diversas ações acontecem pela cidade, que pela primeira vez recebe o Seminário Nacional de Moda, uma ação do Ministério da Cultura que pretende formular estratégias para o segmento em seus mais diversos âmbitos. O Seminário fará parte de programação do DFB e acontecerá nas dependências do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Para fomentar a informação e a capacitação de profissionais do setor, acontece ainda uma nova edição do ciclo de palestras e workshops Dragão Pensando Moda, em conjunto com o Senac-CE.

Exposição “A Hora do Brasil por Jum Nakao” – registro completo do “Reality Project” performance que reuniu diversos criadores cearenses ao estilista paulista Jum Nakao, gerando uma aclamada coleção, inteiramente executada ao vivo, durante os DFB 2012.

Exposição “Ateliê Criativo” com realização do Sebrae-CE.

DFB: exposição interativa reunindo peças de vestuário, fotos e vídeos que narram os 15 anos de moda popular brasileira sob os olhos do Dragão Fashion Brasil.

A memória do jangadeiro Chico da Matilde, o Dragão do Mar, é tema do Concurso de Novos Talentos do DFB: “Onde há fumaça, há fogo”, ressaltando o poder criativo, o compromisso com a renovação e a luta pela liberdade de expressão.

Line-up-605

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s