PENSATA: SERÁ QUE O MERCADO AINDA VALORIZA DESFILES AUTORAIS?

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Assistir aos desfiles do Ronaldo Fraga é sempre um grande emoção e acompanhando a evolução de sua marca (o primeiro desfile que vi do estilista foi em 2002, a coleção Cordeiro de Deus), percebe-se que esse mineiro tem traços marcantes em sua moda. E que é bem autoral!

Ronaldo tem apenas duas lojas de sua marca, e mostra que ao escolher costurar a história de sua grife + a cultura brasileira + o artesanal, ele se mantém no patamar de luxo genuinamente brasileiro. E com a invasão das marcas internacionais, o design brasileiro virou artigo competitivo no mercado nacional. Só que esse trabalho tem um custo, não muito acessível ao bolso de muitos de nós, mas, uma forma de levar o talento desse designer para casa são com seus licenciamentos, por exemplo.

Como uma estratégia de marketing, o estilista poderia desenvolver uma segunda linha composta por peças mais básicos, ou uma linha de camisetas – femininas, masculinas e infantis – para ganhar mais popularidade e aproximação com o público, atraindo até consumidores em potencial. A marca tem um público muito fiel e que guardam esses itens como troféus, visto a sua preciosidade.

E se muitos alegam que a antecipação do calendário foi motivo para não desfilarem, Ronaldo, na contramão, diz que a mudança está sendo essencial para que ele esteja em cena. “A mudança de calendário me permite planejar melhor minha produção, já que ocorre depois da venda, e não o contrário, como acontecia antes”, contou Ronaldo, ao fim do desfile.

O mineiro ainda tem uma grande fã, a ex ministra Marina Silva que teceu inúmeros elogios ao trabalho desse grande criador. “Gosto muito a moda e a arte do Ronaldo. A busca dele pela identidade da diversidade brasileira a cada coleção, ele consegue traduzir nos desfiles as mais diferentes formas de como o belo se apresenta. Admiro muito a forma como o trabalho do Ronaldo divulga a cultura brasileira e também o trabalho social que está por detrás das peças das coleções”.

Marina Silva e Ronaldo Fraga no backstage do desfile
Marina Silva e Ronaldo Fraga no backstage do desfile

Acreditamos que a moda é uma enorme portadora de mensagens e signos e, é isso que o estilista sempre faz em suas criações. É como se o consumidor levasse uma parte da história contada na passarela e entrasse nesse mundo como um dos personagens. Histórias essas agora contadas no livro “Ronaldo Fraga – Caderno de Roupas, Memórias e Croquis”, lançado oficialmente depois de seu desfile na SPFW.

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O livro que sai por 120 reais
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