SPFW DAY I: MININALISMO, EXUBERÂNCIA E FESTAAAaaa

IMG_9145

O primeiro dia do SPFW contou com quatro desfiles – Animale, que abriu o evento, e trouxe um desfile inspirado em Bali; a Cori com uma nova diretora criativa; Tufi Duek que mostrou uma coleção inspirada em Picasso; e a Cavalera que mostrou suas raízes de belas apresentações.

Looks Animale (imagens: Charles Nasser, site Chic)
Looks Animale (imagens: Charles Naseh, site Chic)

A Animale trouxe um balneário para o Prédio da Bienal, nesta edição do SPFW. A marca acostumada a formas orgânicas e peças mais urbanas, apresentou uma mulher mais descontraída. Da ilha vieram às estampas das flores, das máscaras, das folhagens que coloriam os cetins, as sedas, os jérseis.

Um exagero de simetria deixou a coleção mais interessante que touxe calças curtas, vestidos escorregadios decotados nas costas, macacões de ombro só, macaquinhos em pontas, marcavam a personalidade da coleção baseada em muito trabalho de modelagem e foco na dissimetria. Uma coleção que deve ganhar ainda mais força nas lojas, quando se misturar a peças mais calmas e com algumas linhas retas.

Looks da Cori (imagens Charles Nasser, site Chic)
Looks da Cori (imagens Charles Naseh, site Chic)

A Cori estreou com a estilista Taciana Menezes assinando uma coleção inspirada no artista plástico Henrique Oliveira, que faz esculturas de madeira. A marca construiu uma coleção que misturava bem o comercial com um trabalho delicado de modelagem. As cores claras como os beges e os brancos “esconderam” a variedade de pences, recorte, pespontos e misturas de tecidos que os modelos apresentavam.

Vestidos curtos com diferentes pesos e texturas de brilhos se alternavam com terninhos e blasers ou coletes em cetim pesado, algodão ou couro. Uma alfaiataria que sabe se adaptar as variações de clima no Brasil.

Looks da Tufi Duek (imagens Charles Nasser, site Chic)
Looks da Tufi Duek (imagens Charles Naseh, site Chic)

Eduardo Pombal, no sábado (16 de março) recebeu alguns poucos jornalistas na loja da Oscar, para mostrar individualmente um preview do que foi apresentado no SPFW. A ideia do estilista e da Tufi Duek era que seu produto fosse realmente avaliado. E vamos confessar que somos fãs do Eduardo.

E apesar de conhecermos a coleção, o desfile foi uma grande surpresa, quando os vestidos nas modelos, os comprimentos pareceram um palmo maior do que deveriam. Porém a coleção era a mesma e linkada com tudo o que a marca já vinha apresentando. O ponto de partida minimalista, as estruturas de alfaiataria bem marcadas, um elemento novo de kilts plissadas amarradas na cintura, os bordados e brilhos localizados adicionando um pouco de cor. Ah, do Picasso o estilista trouxe os coloridos e as formas do cubismo, misturado a um perfume dos anos 90, que se traduziu na beleza limpa e real.

Looks Cavalera (imagens Charles Nasser, site Chic)
Looks Cavalera (imagens Charles Naseh, site Chic)

A Cavalera fez uma festa soul para comemorar a volta de Marcelo Sommer para a direção criativa da marca e para encerrar o primeiro dia de SPFW. Tony Tonado deu o tom da festa como apresentador dessa festa. A coleção foi inspirada no programa de TV Soul Train, um concurso de dança, que misturou modelos e dançarinos e teve os cantores Leo Maia e o Simoninha. A cenografia foi feita por 35 dançarinos coordenados por Nelson Triunfo e Claudia Shapiro.

cavalera fem

O estilista que esteve na marca entre os anos de 2008 e 2009 trouxe uma alfaiataria descontraída com toques étnicos, orientais, pichações, cores fortes… Para afirmar ainda mais sua força no streetwear. Foi gostoso ver a marca trazer suas raízes de volta a tona.

O desfile me lembrou do desfile de Verão 2003, em que Thais Losso, diretora criativa na época, levou uma festa black para a passarela. Assim como o desfile de Verão 2013, da Reserva que levou gente aos holofotes da moda “gente de verdade”. Se bem que trazer pessoas da vida real par esse universo é uma das características do Marcelo Sommer, desde o início de rua carreira.

cavalera masc

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s