A FALSA NEGRA: MODELO LOURA É ESCURECIDA EM EDITORIAL PARA REVISTA FRANCESA

A falsa negra no editorial da Numéro
A falsa negra no editorial da Numéro

Se o Rei do Pop, Michael Jackson tivesse que cantar seu hit Black or White, hoje, antenado do jeito que era, poderia até se confundir depois de ver o editorial de março, da Revista francesa Numéro, em homenagem a África.

numero4

O trabalho fotografado por Sebastian Kim é até muito bonito, com uma profusão de peças coloridas e étnicas, devidamente protagonizado por uma bela negra. Portanto tudo estaria normal se uma modelo branca, não fosse à estrela deste belo editorial. A blod girl, Ondria Hardin teve seu corpo pintado para esse trabalho. E ficamos nos perguntando: Está faltando modelo negra no mundo da moda? Vamos valorizar esse beleza, assim como, Vanessa da Mata grita com muito orgulho “Eu sou neguinha”!

A modelo
A modelo americana Ondria Hardin em sua versão branca e sua versão negra

As fotos foram divulgadas e causaram críticas fortes, defendendo – e com razão – a presença de mais modelos negras na moda. Após receber críticas na internet por escurecer o corpo de uma modelo loira, de forma que ela parecesse negra, a redação da revista francesa Numéro publicou, um comunicado com um pedido de desculpas.

“Queremos pedir desculpas a todos que possam ter se sentido ofendidos com o editorial”. Ainda no mesmo texto, a redação defende o responsável pelas imagens, o badalado fotógrafo Sebastian Kim, colaborador assíduo da revista, e que já clicou celebridades como Brad Pitt e Rooney Mara. “Temos o máximo respeito pelo trabalho do fotógrafo e negamos que ele tenha tido, a qualquer momento, a intenção de ferir a sensibilidade dos leitores“.

Apesar do pedido de desculpas existe uma questão ética muito grande em todo esse caso. Por que uma modelo negra não teria sido escolhida para esse trabalho? E o fotógrafo… Achou que essa atitude era correta? São questões para se pensar, pois, esse não é o primeiro caso, e sinceramente, duvido que seja o último. Lembra da modelo brasileira Isabeli Fontana que posou para a campanha da H&M e depois apareceu nos outdoors e nas páginas de revistas com um super bronzeado? Teve também o caso da modelo alemã Lara Stone que ficou negra na edição de outubro de 2009, da Vogue Paris.

A brasileira Isabeli Fontana que ficou mega bronzeada pelo Photoshop, na campanha para a H&M
A brasileira Isabeli Fontana que ficou mega bronzeada pelo Photoshop, na campanha para a H&M

93933-800w isabeli_fontana_ for_hm_beach_collection_8 93934-800w

A modelo Lara Stone também ficou negra em 2009, para a edição de outubro da Vogue França
A modelo Lara Stone também ficou negra em 2009, para a edição de outubro da Vogue França

Lara-Stone-Vogue-Paris-October-2009-by-Steven-Klein-778x1024

2 comentários Adicione o seu

  1. GIANE PONTES disse:

    Nossa realmente com tantas modelos negras lindas porque fazer isso né!

  2. Natielle disse:

    Também Concordo , serà que Està Faltando negras no Mundo da Moda a Ponto de que tenha que Pintar Modelos Brancas ? Triste

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s