ARTES: CAIXA CULTURAL ABRE MOSTRA INTERNACIONAL DE FILMES SOBRE ARTE URBANA

Até o dia 04 de novembro, a CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, “Caradura – Mostra internacional de filmes de arte urbana”, com uma seleção de filmes que privilegiam o que há de mais autêntico na arte urbana contemporânea: ousadia e rebeldia. A mostra é um convite à contemplação do caos e da poesia que explodem do movimento dos grandes centros urbanos, revelando a essência da interação entre o homem, a arte e o espaço público.

Serão apresentados curtas, médias e longas-metragens, documentais, experimentais e ficcionais, selecionados pelo curador, o chileno Pablo Aravena. Ao final de cada semana, ocorrere um encontro entre cineastas, produtores, artistas e o público participante. No dia 04 de novembro, acontecerá um debate sobre a Arte Urbana no Brasil e no Mundo encerrará a primeira edição da Caradura.

“É muito importante uma iniciativa como a mostra Caradura, principalmente para fomentar a produção audiovisual sobre a arte urbana brasileira, que é tão reconhecida e admirada fora do país. A programação vai apresentar mais de 30 filmes, dos quais dois longas e quatro curtas são produções brasileiras. A realização de filmes sobre esse tema no Brasil ainda é algo muito novo”, afirma Pablo Aravena, que é produtor, diretor e curador de arte de rua, sediado em Montreal e formado em Produção de Cinema pela Concordia University.

Na programação estão trabalhos de cineastas renomados, como os franceses Chris Marker e Agnès Varda, e clássicos documentários da cultura urbana, como a produção “Style Wars”, vencedor do prêmio de Melhor Documentário no Festival de Sundance de 1984, e “Bomb it”.

Com a “Caradura”, o Brasil se torna um dos pioneiros na exibição de filmes que destacam a relação entre o cinema e o movimento artístico urbano. A mostra terá como referência eventos semelhantes já realizados em outras partes do mundo, como a mostra de filmes da exposição “Street Art”, realizada pela galeria de arte Tate Modern, em Londres, em 2008; o festival de filmes de grafite e hip-hop “Rythm of the Line”, realizado na cidade de Berlim durante três anos consecutivos; e a mostra “Kings of the City”, que aconteceu em 2009, em Nova York.

 

Serviço:

 

“Caradura – Mostra internacional de filmes de arte urbana”

 

Data: até 04 de novembro de 2012

 

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 2

 

Endereço: Rua Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)

 

Informação: (21) 3980-3815

 

Horário: sessões 14h, 16h e 18h (terça a domingo)

 

Ingressos: R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia.

 

Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h

 

Lotação: 80 lugares (mais 3 para cadeirantes)

 

Classificação: Consultar programação

 

Acesso para pessoas com deficiência

 

Programação da CAIXA Cultural: www.caixa.gov.br/caixacultural

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s