MÁXIMO SILÊNCIO EM PARIS

Para os frequentadores da Praça Paris, como eu, foi estanho e encantador ver algo mudando a paisagem do local. De 27 de janeiro ao dia 05 de fevereiro, a empresa de telefonia OI, levou ao centro do Rio, a instalação do italiano Giancarlo Neri “Máximo Silêncio em Paris”. A obra contou com cerca de 9 mil lâmpadas de 25 cm cada, que mudam de intensidade e cor.

Inicialmente realizada em 2007 no Circo Máximo, em Roma, onde atraiu mais de 35 mil pessoas na abertura do evento Noite Branca, o trabalho foi feito no ano seguinte na Esplanada do Rei, em Madri. Em 2009, o artista fez instalação semelhante em Dubai. “Em cada local é uma situação diferente. A obra interage diretamente com o espaço”, afirma Neri.

O projeto integra as comemorações do “Momento Itália-Brasil 2011/2012”, e as lâmpadas, programadas em ciclo, começaram a brilhar sincronizadas, pulsando as mesmas cores: azul, vermelho, amarelo, verde. Depois de cinco minutos, vão ficando descontinuadas, resultando em um efeito multicolorido. Em seguida, o processo se reinicia. A ideia da obra partiu de um fato casual, quando a mulher do artista, depois de comprar uma luminária na megaloja Ikea, percebeu que, ao contrário do que pretendia, ela não era equipada com lâmpadas brancas, mas com lâmpadas coloridas que eram acesas alternadamente. “Não há nada computadorizado. Uso materiais fáceis, próximos ao kitsch”, diz Neri sobre a obra, contando que as lâmpadas foram compradas em Xangai, na China.

“A intervenção do Giancarlo Neri é um projeto inovador que une arte e tecnologia”, afirma Maria Arlete Gonçalves, diretora de Cultura do Oi Futuro. “Tem tudo a ver com a democratização do acesso à cultura, uma das grandes missões do Oi Futuro”.

Curta a página do Absurdinhus no facebook.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s